SSP e DSP: plataformas que facilitam o investimento em mídia programática

16/02/2024

Saiba como Organizar a Compra de Anúncios de Mídia Programática

O universo de mídia programática pode parecer complexo aos olhos de quem não estuda ou pesquisa sobre. São siglas e dados a serem analisados que podem confundir o resultado final do anúncio e da estratégia. Com a inteligência artificial e o avanço constante da tecnologia, algumas plataformas tornam-se úteis e fundamentais no processo de aquisição de espaços publicitários. Por isso, neste artigo, exploraremos a fundo como funciona a compra de anúncios e a diferença entre dois softwares que podem fazer parte do dia a dia do profissional de Mídia. Mas, antes, vamos entender melhor como funciona o mundo de mídia programática na prática.

Compra e Venda de Anúncios de Mídia Programática

Organização é fundamental para a hora da aquisição de mídia programática. Depois de definir quais são os objetivos da campanha e quais formatos serão utilizados, inicia-se o processo de compras de anúncio. A aquisição é feita através de leilões que acontecem em plataformas chamadas "Ad Exchange".

A troca de anúncios e espaços publicitários faz parte de um ecossistema programático, diretamente conectado a uma Demand-Side Platform (DSP), por parte do anunciante e uma Supply-Side Platform (SSP), por parte do editor.

À medida que as marcas foram entendendo a necessidade de inovar nas publicidades on-line, os editores começaram a oferecer mais espaços e canais para anunciar. Assim, tornou-se necessária a criação de plataformas e softwares que facilitassem esse processo de acordos. Você sabe quais são as diferenças entre essas plataformas opostas, mas complementares, de mídia programática?

Supply-Side-Platform (SSP) e Editores de Anúncio

A SSP é uma plataforma utilizada por editores de sites, aplicativos ou espaços publicitários online. A partir dela, os profissionais gerenciam e otimizam a venda dos inventários e espaços de anúncios. O que antes era um processo manual, hoje pode ser feito de forma automatizada. Segue o fio para entender:

A plataforma de SSP conecta-se à uma Ad Exchange e assim mostra quais inventários estão disponíveis para iniciar a proposta, de maneira planejada e estratégica.

Esta é uma opção para aumentar a renda do editor de anúncio de forma rápida. Como a plataforma pode ser conectada com várias Ad Exchanges, o profissional é capaz de atingir um número maior de potenciais compradores, oferecendo seu "estoque" a mais pessoas, que por sua vez, têm um intervalo maior de lances – resultando em benefício para os dois lados do acordo de compra.

Uma plataforma SSP é fundamental para a otimização dos processos na aquisição de anúncios de mídia programática. Para utilizá-las, é preciso pagar comissões, além de alguns serviços que não estão inclusos nos pacotes. Então, o primeiro passo é analisar quais são necessidades e expectativas, antes de obter uma SSP.

Demand-Supply-Platform (DSP) e Anunciantes

A DSP é uma plataforma utilizada por anunciantes ou agências de publicidade que atuam com investimento em mídia programática. Esse software permite a compra em tempo real de espaços publicitários, de forma automatizada. Funciona assim:

Quando um anunciante se cadastra ao DSP, conecta-se diretamente à Ad Exchange. Uma vez que um visitante – potencial cliente – acessa um site ligado a Ad Exchange (ex: portais de culinária ou notícias), um sinal de leilão é disparado na DSP. A plataforma decide se o anunciante tem características para participar deste canal ou não. Ao final da análise, o anunciante "vencedor" é o que tem a campanha disparada no site e pode garantir sua venda.

Por isso, é preciso estudar qual DSP é indicada para as necessidades da campanha. Avalie aquelas que oferecem acesso ao inventário relacionado ao público-alvo da empresa anunciante, com ferramentas de segmentação e análises detalhadas.


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Como facilitar o processo de compra de mídia programática

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