5 Soluções em Campanhas de Mídia Programática para Reconhecimento de Marca
Conheça variedades de formatos de mídia para anunciar online
Com o aumento da procura de espaços de anúncios online para marcas apresentarem seus produtos, as plataformas que as hospedam também estão aumentando os formatos de mídias disponíveis para compra. Hoje, tornou-se normal acessar um aplicativo ou site e se deparar com um anúncio logo na primeira tela.
Seguindo os hábitos de consumo dos clientes, o marketing de entretenimento cresce cada vez mais. E como sabemos, o nome desse formato de anúncio para marcas que desejam ir além do comum e fugir do tradicional, é: mídia programática.
No Brasil, a mídia programática vem crescendo gradativamente de acordo com os cenários de exigências dos consumidores. Uma pesquisa divulgada pelo IABI mostra que, em 2021, anunciantes investiram R$4,8 milhões em campanhas em sites de editores brasileiros para publicidade de mídia programática. Três anos depois é bem provável que este número tenha aumentado ainda mais.
A mídia programática desempenha um papel expressivo no reconhecimento de marca, desde que seja estudado e segmentado o público-alvo. Já é mais do que possível incluir um anúncio em todos os momentos da vida de cada consumidor: café da manhã, almoço, transporte, academia, e se bobear, até no banho. Teve alguma ideia de lugares onde este anúncio pode estar hospedado? Neste artigo vamos abordar 5 soluções em campanhas de mídia programática para reconhecimento de marca.
TV Conectada ou Native TV
De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 , as Smart TVs estão presentes em 61% dos lares brasileiros. É mais do que um hábito: a internet faz parte do dia a dia das pessoas. Isso torna-se uma oportunidade para anunciantes que sabem segmentar o público do jeito certo, posicionando a marca no melhor lugar.
Seja qual for o nicho do anunciante, o público que consome televisão pode ser diretamente impactado. Sendo assim, o anúncio de forma programática na TV Conectada é um dos formatos de mídias mais requisitados para campanhas no Brasil.
E os resultados podem ser maiores que o esperado. De acordo com um dos cases desenvolvidos pela Puzzle Ads, é possível alcançar uma taxa de views completa de 76%, uma entrega 2.5x maior que a estimada.
Reimpacto em Display Mobile
Na vida cotidiana, as pessoas acordam com o celular na mão e só não dormem com ele, porque precisam da tomada para carregá-lo. A opção de formato de Banner para Display em Mobile é a estratégia inteligente de re-impacto de audiência. Aparelhos celulares que estão conectados à mesma rede wi-fi da Smart TV, por exemplo, recebem os mesmos anúncios que viram naquele comercial da televisão, disparados no site que acessam pelo mobile.
Essa integração e conectividade geram uma maior possibilidade de conversão de lead, além do reconhecimento maior da marca.
Rich Media e Portais On-line
Rich Media é o termo utilizado para anúncios de mídia que são altamente envolventes e vão além do formato tradicional. Alguns tipos de Rich Media são: vídeos interativos, anúncios expansivos, animações e elementos dinâmicos.
O uso do display em portais on-line depende do público-alvo da empresa anunciante, por exemplo: portais de culinária para uma marca de utensílios de cozinha, um site relacionado a viagem para uma empresa que vende malas, ou ainda, um anúncio em portal de notícia para uma editora de livros de política.
Spotify: onde sua marca é ouvida
Segundo levantamento da Comscore em 2023, o Spotify já conta com 38,6 milhões de ouvintes mensais no Brasil. Claro, os usuários podem optar por contas com ou sem anúncios, mas, de qualquer forma, essa é uma das vitrines mais movimentadas para qualquer marca estar. A análise do público-alvo se faz presente mais do que nunca neste formato de mídia.
O Spotify oferece a oportunidade de escolher o melhor lugar para anunciar, neste caso, a melhor playlist, por exemplo. E quem consome esse tipo de streaming sabe que existe playlist criada para todas as ocasiões. "Top músicas para cozinhar", se o foco é o amante de culinária. "Road Trip", se o anunciante é uma empresa de viagens. "Músicas para estudo", se o anúncio é sobre livros ou cursos profissionalizantes. A lista é ilimitada.
Para empresas que buscam maior alcance, o Spotify pode ser uma escolha certa.
Netflix e contas com anúncio
O mesmo se enquadra para o maior streaming de filmes e séries, a Netflix. Também de acordo com o levantamento citado anteriormente, foi mostrado que o streaming possui, atualmente, 50,6 milhões de usuários no Brasil. Com a novidade das contas com anúncio, agora, este também é um formato de mídia programática disputado para empresas que procuram um reconhecimento maior. Os nichos para explorar a publicidade na Netflix são diversos, desde gastronomia à produtos relacionados ao entretenimento.
Empresas que não seguem o fluxo de mídia programática, ficam estagnadas no tradicional e recebem resultados tradicionais. Quer sair do básico? Invista no novo.
Puzzle Ads, a peça que faltava: muito além das redes sociais para Resultados Assertivos através de Mídia Programática.
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