Futebol e Mídia Programática: veja 6 estratégias de ativação para o universo de futebol

28/02/2024

O carnaval passou, mas tem uma paixão brasileira que permanece o ano todo: o futebol. Não é de hoje que esse esporte faz parte do dia a dia dos brasileiros, 58% dos internautas brasileiros afirmam se interessar ou assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro na TV (GlobalWebIndex, Q3, 2023).

O futebol é um assunto sempre em alta, com datas específicas para campeonatos importantes. Por isso, as empresas devem saber aproveitar os melhores momentos para anunciar suas campanhas de marketing relacionadas aos fãs de futebol, para atingir o público de forma assertiva. Compreender as preferências do consumidor é fundamental para atrair reconhecimento de marca. Neste artigo, vamos explorar 6 estratégias de mídia programática para o universo do futebol.   


Formas de interação do público com o futebol  

Mesmo interesse, diferentes hábitos. Assim como o Brasil é um país diverso, os dados relacionados ao futebol também são variados. De acordo com dados da GlobalWebIndex, em 2023, 80% das pessoas pesquisadas assistem jogos pela TV aberta, 64% acompanham apenas os melhores lances e notícias, enquanto 45% assistem jogos por plataformas de streaming.

Além do campeonato brasileiro, os internautas com essa preferência também consomem Libertadores (74%), Champions League (34%), English Premier League (17%).

Interesses além do futebol

Se o público-alvo da marca em questão consome futebol, ele também pode se interessar por outros nichos. Algumas áreas citadas na pesquisa que os profissionais de Mídia também podem correlacionar: Games, Negócios, Viagem, Investimentos e Automóveis.

Qual o melhor formato de mídia para anunciar?

Se você não souber onde o usuário está, é mais complexo acertar na estratégia. Os fãs de futebol considerados para pesquisa utilizam formato mobile, em média 5 horas por dia, 98% desses afirmam que navegam na internet apenas pelo smartphone. O consumo de portais online se divide em 59% em entretenimento, 52% em games e 48% em esportes.

É fundamental analisar quais as estratégias que conversam com o público-alvo da campanha. 92% dos internautas afirmam utilizar o smartphone enquanto assistem televisão, um dado importante para quem busca re-impacto consumidor.

Visto as análises de dados que comprovam as oportunidades de anúncios de mídia programática para fãs de futebol, confira agora 6 estratégias de ativações que podem funcionar para sua campanha.

6 estratégias de ativação para o universo de futebol


Hora do jogo

A primeira ideia de ativação é na hora do jogo. Como foi apontado anteriormente, 92% dos internautas afirmaram utilizar o smartphone enquanto assistem à televisão, uma oportunidade de ativação de mídia programática em formato de display ou vídeo em portais online durante os principais jogos.


Geofence em estádios

Falando agora do público que vai até o jogo, a sugestão é investir em estratégias de geolocalização. Ativação de mídia em display mobile nos raios do estádio, atinge o consumidor no momento certo.


DOOH a caminho do jogo

Ainda sobre quem prefere o gramado às telinhas, é possível analisar o dado de que 54% do público que consome futebol utiliza aplicativo de transporte mensalmente. Quando você sabe onde o consumidor está, a estratégia de mídia programática é assertiva.

Ative mídia display em aparelhos multimídia de carros de aplicativo nos momentos antes e depois dos jogos, nas regiões do estádio. Utilize vídeos ou banners para divulgar campanhas e aproveitar as vantagens da mídia programática.


Portais de notícia e opiniões sobre futebol

Que os fãs de futebol gostam de falar sobre esporte, você já sabe. 37% desses têm o hábito de acessar portais de esporte mensalmente. Alguns exemplos de plataformas do universo são: Globo Esporte, ESPN, Lance, Coluna do Fla, Netvasco, TNT Sports, Palmeiras Online, Diário do Peixe, entre inúmeras opções.

Invista em formatos de banner ou vídeo para ativação de campanhas de mídia programática em dispositivos mobile e desktop.


Corinthians recebendo anúncio do Palmeiras? 👎

Veicular criativos personalizados para cada time é um dos diferenciais das estratégias de mídia programática para futebol. Ativação de mídia display ou vídeo pode ser segmentada para torcedores de times específicos, com base no histórico de navegação no desktop ou mobile.

Torcedores do Corinthians = Criativo A

Torcedores do Flamengo = Criativo B

Torcedores do Palmeiras = Criativo C


Rich Media: banner de contagem regressiva

Estimule a antecipação dos fãs de futebol com um banner de contagem regressiva para jogos importantes. Esse formato de display pode ser veiculado em portais de notícias, entretenimento e esportes para dispositivos mobile ou desktop.

Melhores datas para anunciar no universo do futebol

Agora que você já sabe algumas das estratégias de mídia programática para futebol, vamos entender quais são as datas importantes para o esporte:

  • Estaduais: 17/01 - 07/04

  • Libertadores: 07/02 - 30/11

  • Copa do Brasil: 21/02 - 10/11

  • Sul Americana: 06/03 - 23/11

  • Brasileirão/Série A: 14/04 - 08/12

  • Brasileirão/Série B: 20/04 - 26/11


Basicamente, futebol é um nicho que está em alta durante o ano todo, só é necessário reconhecer as preferências do consumidor e saber onde anunciar.

Com estratégias de mídia programática, suas campanhas são mais assertivas e otimizadas de acordo com segmentações precisas.


Veja também: 

SSP e DPS: Plataformas que facilitam o investimento em mídia programática

Como analisar dados em mídia programática 

A Puzzle Ads é uma agência experiente em ativações de mídia que pode traçar o planejamento adequado para aplicar as estratégias citadas acima da melhor maneira.

Se você está pronto para dar passos mais altos no ramo de anúncios, invista em mídia programática do jeito certo.


Quer ativar estratégias de campanhas para futebol com a gente?

🧩 Entre em contato agora mesmo e agende seu planejamento.

(48) 3364.9355

contato@puzzleads.com.br

Puzzleads.com.br