Passo a Passo de uma campanha de Mídia Programática: do desenvolvimento ao lançamento

22/07/2024

Veja 5 passos para criar uma campanha de mídia programática de sucesso

A mídia programática revolucionou a maneira com que as marcas se posicionam e alcançam seus públicos-alvo. Não é à toa que com o avanço da tecnologia, muitas estratégias sejam criadas para o âmbito online. Mas você sabe, de forma prática, como funciona uma campanha de mídia programática?

Para garantir o sucesso e atingir os objetivos do planejamento de marketing existem muitas análises a serem feitas, desde conhecer a audiência até entender o melhor formato para investir na aquisição de espaços publicitários. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos explorar 5 passos para criar uma campanha de mídia programática: do desenvolvimento ao lançamento

1. Definição de objetivos e público-alvo

O primeiro passo para desenvolver qualquer ação de marca é definir claramente seus objetivos, e com a mídia programática não seria diferente. 

Sendo assim, seja para aumentar o reconhecimento, gerar leads qualificados ou impulsionar as vendas, ter metas específicas e mensuráveis é fundamental. 

Além disso, é essencial começar com a identificação do público-alvo para direcionar seus investimentos de uma maneira assertiva. 

Para essa etapa, utilize dados demográficos, comportamentais e de interesse para segmentar sua audiência com precisão e maximizar o impacto da sua campanha

.2. Escolha do formato 

Depois de identificar a audiência que será foco da campanha, é preciso analisar qual formato de mídia você precisa buscar.

Com uma variedade de formatos de mídia programática disponíveis, é importante escolher aquele que melhor atenda às suas necessidades e objetivos. Alguns dos formatos que a Puzzle Ads trabalha são: 

● Smart TV: campanha veiculada em TV conectada como Samsung TV Plus, Pluto TV, Dailymotion

● Digital-Out-Of-Home: anúncios em outdoors digitais em rodovias, displays em aeroportos e até mesmo em transporte público.

● Display Mobile: com estratégias de re-impacto, o consumidor pode receber display no celular ao acessar portais online, por exemplo. 

Além disso, selecionar plataformas confiáveis, como redes de anúncios, DSPs (Demand-Side Platforms) e SSPs (Supply-Side Platforms), garante acesso a inventários de qualidade e suporte técnico adequado. 

3. Criação de conteúdo e criativos relevantes

Agora que você já decidiu a audiência e o formato para aplicar na sua campanha, a próxima etapa é o desenvolvimento das ideias. Será um conteúdo em vídeo ou arte estática? Áudio ou texto? 

O conteúdo e os criativos desempenham um papel crucial no sucesso de uma ativação de mídia programática. 

Desenvolva anúncios visualmente atraentes e mensagens persuasivas que ressoem com o seu público-alvo. 

Adapte o conteúdo para diferentes formatos e canais, mantendo a consistência da marca em toda a campanha. 

Além disso, uma outra maneira de entender as estratégias que funcionam para o seu nicho é otimizar os criativos com base em dados de desempenho e feedback do público.

4. Configuração e análise da campanha

Ao configurar sua campanha de mídia programática, defina com atenção os parâmetros de segmentação, orçamento e cronograma a seguir. 

Com a mídia programática você pode acompanhar o desempenho da campanha em tempo real e fazer ajustes conforme necessário para otimizar o ROI (Return on Investment). 

Utilize ferramentas analíticas avançadas para monitorar métricas-chave, como: CTR (Click-Through Rate), CPA (Cost per Acquisition) e ROAS (Return on Ad Spend).

Dessa forma, é possível mensurar os investimentos e faturamos com determinada campanha.

 5. Parceiros para ativação

Para que todo esse planejamento seja colocado em prática com sucesso, busque agências e parceiros comprometidos com resultados excelentes para executar sua campanha de mídia programática. 

A Puzzle Ads, por exemplo, possui mais de 92% de campanhas com resultados acima do estimado. Nossa equipe sabe quais são os dados certos e atualizados para aplicar na sua ativação

.Extraia insights valiosos sobre o comportamento do público, eficácia do conteúdo e eficiência de cada canal de distribuição. 

Com a Puzzle Ads, você consegue aprimorar futuras campanhas, garantindo um ciclo contínuo de reconhecimento para sua marca.



 Agora que você viu 5 passos para desenvolver e lançar uma campanha de mídia programática, entende que para ser bem-sucedida, tudo requer um planejamento estratégico, uma execução assertiva e análise detalhada. 

Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para alcançar seus objetivos de marketing e maximizar o retorno sobre o investimento em publicidade digital. 

Conte com a nossa equipe para ativar suas campanhas de mídia programática no melhor formato para sua marca. 


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