Gramado Summit 2022: o que rolou no maior brainstorming do Brasil

22/04/2022

É mesmo como dizem: tudo o que é bom dura pouco. A 5ª edição da Gramado Summit chegou ao fim. Foram três dias de evento, mais de 200 expositores, 140 palestrantes, e cerca de 5.000 pessoas circulando no espaço durante este período. Mas não fique triste! A Puzzle Ads esteve lá e preparamos para você um resumão dos principais acontecimentos, dos temas que mais pipocaram nas conversas e tudo mais que você precisa saber sobre a Gramado Summit 2022.

Principais temas da Gramado Summit 2022


A edição de 2022 tinha como tema "o festival do futuro". E não à toa, diversas conversas levantaram tópicos interessantes sobre as mudanças que vem acontecendo nos mercados de marketing e publicidade e na própria internet. Além disso, não era preciso ouvir muito para identificar a palavra "metaverso" em grande parte das palestras. A chamada web 3.0 também foi assunto recorrente no evento.

Branding x Performance

A Puzzle Ads levou para a Gramado Summit 2022 a discussão "Branding x Perfomance: como planejar campanhas digitais eficientes". Na conversa, ficou evidente a necessidade de haver um equilíbrio de investimentos entre estratégias de branding e performance, pois estes dois elementos são o que de fato fortalecem marcas no longo prazo. Entretanto, poucos são os anunciantes que colocam isso em prática - pesquisas mostram que as marcas que escolhem focar suas estratégias de mídia apenas no fundo do funil, perdem espaço no mercado a longo prazo.

A importância dos content creators

Louise Peres, gerente de parcerias estratégicas da Meta no Brasil, falou sobre a importância dos creators para estratégias de marketing no Instagram. Louise trouxe dados relevantes sobre o comportamento dos usuários de Instagram em relação às marcas e à publicidade. De acordo com Louise, grande parte do público confia mais na opinião de um influencer ou creator do que em publicidade. Além disso, ela também destacou a necessidade de preservar a autonomia criativa desses influenciadores, pois é aí que mora o grande poder destes profissionais.

Termômetro de Tendências

Web 3.0, Metaverso, NFTs e social selling foram palavras muito ouvidas na edição do evento deste ano. Núbia Mota, head de growth marketing e novos negócios da Adobe para a América Latina, apresentou as principais tendências para 2022 no mercado de marketing digital. Para Núbia, o Metaverso veio para ficar e afirma que nossas vidas estarão cada vez mais integradas às tecnologias. Sendo assim, ela afirmou que as redes sociais em breve serão grandes responsáveis por vendas.

Novos hábitos de consumo

Daniela Dantas, da WGNS conversou um pouco sobre o perfil do "consumidor do futuro". Daniela falou sobre o sentimento de nostalgia dos novos consumidores, o que se reflete no crescimento pela procura de produtos vintage ou retrôs. Além disso, ela também afirmou que o consumidor do futuro será constantemente bombardeado com estímulos quando imerso no mundo digital. Ela destaca que as principais estratégias de vendas para o novo perfil de consumidores deve ser o comércio por voz e a compra ligada ao entretenimento. Portanto, o segredo é saber gerar identificação e familiaridade.


Até a próxima, Gramado Summit 👋🏻

A Puzzle Ads levou para a Gramado Summit 2022 um framework de como marcas e agências podem planejar e mensurar estratégias de mídia digital que unam o melhor do branding e de performance para alcançar resultados de negócios sustentáveis.

Ao longo desses dias, a Gramado Summit propiciou a troca de conhecimento e experiência entre profissionais de diversas áreas. Somos gratos ao evento e seus organizadores pela oportunidade de participar desse brainstorm!