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Third-Party Cookies: Google posterga o fim dos Cookies no Chrome

24 jun, 2021

Third-party cookies

O debate sobre privacidade de dados na internet tem se intensificado. Com a nova LGPD e o anúncio do Google sobre deixar de utilizar Third-party cookies a partir de 2022, os profissionais de marketing precisaram reinventar suas estratégias. Entretanto, agora o mercado de publicidade digital terá mais tempo para se adaptar às mudanças: o Google anunciou que adiará seus planos.

Recaptulando: o que são Third-Party Cookies?

De forma sucinta, os chamados Third-party Cookies são dados definidos por um site diferente daquele em que você está navegando.  Mais especificamente, esses dados são inseridos nos hard drivers dos internautas e possibilitam aos anunciantes traçar o seu histórico de navegação e o comportamento.  Estes cookies, tradicionalmente, foram fundamentais nas práticas de marketing e publicidade digitais, principalmente referente a segmentação de anúncios. Nós discutimos mais sobre o uso desses dados neste post.

Google anuncia o adiamento do bloqueio de Third-Party Cookies

O plano da Google de descontinuar Third-party cookies até o segundo trimestre de 2022 será adiado por quase dois anos, para que editores, anunciantes e desenvolvedores da web tenham tempo para testar e construir alternativas viáveis, anunciou a empresa em um blog na quinta-feira.

De certa forma, a notícia do atraso do Chrome em eliminar os Third-party cookies é uma surpresa: empresas de marketing digital e publicidade têm trabalhado intensamente para fazer alterações que se adaptem as novas diretrizes do Google com relação a privacidade dos dados de seus usuários. Além disso, o mercado de marketing tem advogado pelo uso de novos fornecedores de identidade e tecnologia de segmentação sem os cookies. Tudo isso vinha sendo feito com uma certa urgência por conta do prazo limite do Google.

Entretanto, com o recente anúncio, os profissionais podem estudar com calma as alternativas sem os Third-party cookies. Para alguns, o delay na política de cookies do Google não foi um choque. Os testes FLEDGE – testes iniciais de algumas propostas do Privacy Sandbox – também foram adiados, até o final deste ano ou início do próximo. Isso não deixaria muito tempo para o CMA aprovar as alterações e para os desenvolvedores adotarem uma nova tecnologia de privacidade. Aliás, o Google também adiou outras mudanças de política de privacidade antes, como a integração da empresa aos parâmetros de privacidade da IAB Europe, que levou mais de dois anos.

E agora?

No momento, os Third-party cookies continuam a ser a maneira padrão de mapear e segmentar campanhas de publicidade no universo digital. Com um prazo maior, será mais viável que o ecossistema de mídia digital, incluindo as AdTechs, Publishers e Anunciantes cheguem em um consenso de como funcionará a metodologia que substituirá os Cookies. Essa transição é complexa, e precisará garantir mais privacidade aos internautas e ao mesmo tempo deve continuar a permitir que os portais se remunerem por seus conteúdos e que as marcas continuem progredindo em levar mensagens publicitárias cada vez mais relevantes para a audiência.

Fique ligado em tudo o que acontece no mercado de marketing digital! Acompanhe a Puzzle Ads nas redes sociais. 

 

Este post foi escrito por Jaqueline Capraro, Assistente de Planejamento Digital da Puzzle Ads. Para receber primeiro e direto no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter

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