Puzzle Ads

Blog


Recursos e vantagens da mídia programática para o varejo

09 nov, 2020

Novembro já chegou e com ele a data mais esperada pelos consumidores: a Black Friday. Nesse post vamos elencar alguns recursos mais importantes e as principais vantagens da mídia programática para otimizar campanhas em datas como esta.

Evidentemente, as coisas serão um pouco diferentes este ano. A pandemia de coronavírus alterou drasticamente boa parte dos aspectos da vida cotidiana – especialmente as formas de consumir. Com o aumento das compras pela internet, o investimento em publicidade digital se tornou indispensável para o sucesso dos negócios. 

Entretanto, antes de falarmos sobre os recursos e as vantagens da programática, é importante que você saiba qual é a melhor forma de abordar o consumidor e tornar a experiência de compra agradável e satisfatória. Para isso, recomendamos que você dê uma olhada no nosso post Jornada de Compras: mídia programática e fidelização.

Quais são os recursos e as vantagens da mídia programática para otimizar as campanhas?

A mídia programática pode ser uma forte aliada para uma campanha de sucesso. A capacidade da mídia paga de fortalecer branding e performance ao mesmo tempo é uma das principais vantagens da programática para para otimizar as campanhas na Black Friday ou em outras datas importantes para o varejo.

Descubras quais são as preferências do seu público

Utilizando a estratégia correta você pode impulsionar muito suas vendas em datas de grande relevância para o mercado, como a Black Friday. É importante que você tenha em mente qual é o target do seu produto/serviço para  planejar uma campanha que fale diretamente com ele. Sabendo que a Black Friday é uma data muito importante para profissionais do marketing, especialmente nos segmentos digitais, tente obter uma visão clara sobre o comportamento do seu público nessa esfera.

Uma dica é tentar descobrir se o seu público prefere comprar pelo celular ou pelo computador, afinal espera-se que grande parte das compras efetuadas nessa Black Friday sejam pela internet. Por exemplo, se a sua audiência demonstrar uma afinidade maior com as compras online através do celular, dê prioridade para esse device

A Puzzle Ads trabalha com diversas ferramentas que permitem que nossos clientes tenham acesso a dados valiosos sobre o comportamento online do seu público. E isso faz toda a diferença na hora de planejar e fazer as melhores escolhas de segmentação.

Personalize seus anúncios

Customizar os anúncios para cada device também pode impulsionar as vendas. Durante a Black Friday é comum que o consumidor busque pelo produto desejado em diferentes sites no intuito de comparar os preços, por isso, anúncios personalizados com base nas buscas recentes desse consumidor podem atraí-lo muito.

A ferramenta de retargeting também pode ser útil para as campanhas. Muitas vezes, o consumidor visualizou o seu anúncio, contudo, não clicou. Aqui, o retargeting pode servir para lembrar o consumidor da sua oferta, e possivelmente induzi-lo a efetuar a compra. É importante lembrar você de que seus anúncios sempre devem redirecionar o consumidor para a Landing Page de ofertas e nunca para a Home Page do site, pois quando alguém clica em um banner contendo uma oferta, espera ser direcionado para a página que contém mais informações acerca daquele produto, isso facilita o processo de convencimento e acelera a compra. 

Diversifique sua campanha

Em um período como a Black Friday, em que o consumidor é constantemente bombardeado com propagandas online, é importante elaborar anúncios que se destaquem. Para isso, a opção de vídeo pode ser um plus na sua campanha. O vídeo possui a tendência de captar uma atenção maior da audiência, além de possibilitar transmitir mais informações. Aposte em campanhas de vídeo programático e Youtube programático para divulgar as suas ofertas e conquistar mais clientes. 

Outra vantagem oferecida pela mídia programática são os filtros de Brand Safety. Na Black Friday, muitos consumidores ficam céticos quanto à algumas ofertas e sites, por isso, durante a veiculação da sua campanha, certifique-se de que seus anúncios não estejam sendo veiculados em sites inseguros, fraudulentos, ou com conteúdo impróprio. Através dos filtros de Brand Safety, a integridade da sua marca estará segura e o consumidor dará credibilidade à sua oferta. 

Dentre as grandes vantagens dos recursos da mídia programática para datas como a Black Friday, é a possibilidade de combinar de forma eficiente branding e performance, além de oferecer ferramentas de segmentação e possibilitar a centralização do monitoramento de performance em diferentes meios digitais, facilitando assim a otimização das campanhas. 

Tendências para a Black Friday 2020 e as vantagens da mídia programática

A fim de observar as tendências para a data neste ano, reunimos uma audiência composta por internautas brasileiros pertencentes ao perfil Online Shoppers e que declararam esperar por produtos ou serviços desejados entrarem em promoção para obtê-los. Os dados foram disponibilizados pela plataforma GlobalWebIndex e a pesquisa foi realizada entre Abril e Junho de 2020. 

A primeira informação relevante que coletamos da audiência em questão é o tempo médio de consumo de meios. Descobrimos que o perfil Online Shoppers passa em média 5 horas e 18 minutos no celular e 4 horas e 30 minutos no computador. Isso pode indicar uma predisposição desse público para realizar as compras pelo celular, já que dedicam boa parte do seu tempo diário à essa ferramenta.

Nesta Black Friday, em virtude do distanciamento social, espera-se um fortalecimento do e-commerce. Portanto a publicidade digital vai desempenhar um papel crucial na projeção das suas promoções para a data. 

Também identificamos padrões de comportamento dos consumidores com relação às marcas ou produtos de seu interesse. Quando interessados em um determinado produto, 63% da audiência disse ter visitado o web site da marca antes de qualquer outra fonte. O que reitera a importância da configuração das suas Landing Pages, pois é onde o consumidor espera obter mais informações sobre um produto.

Além disso, 42% da audiência respondeu que toma consciência de novas marcas e produtos no mercado através de anúncios veiculados em websites. Portanto, mais uma vez, a mídia programática se revela a protagonista nos quesitos branding e awareness.

Agora que você conhece melhor os recursos e as vantagens da mídia programática e já está convencido da sua importância para uma estratégia de marketing bem sucedida, entre em contato com a Puzzle Ads e receba um plano de mídia personalizado!

Os dados foram disponibilizados pela plataforma GlobalWebIndex, o intervalo de tempo observado foi de Abril a Junho de 2020 e a pesquisa contou com 1634 respostas.

Este post foi escrito por Jaqueline Capraro, Assistente de Planejamento Digital da Puzzle Ads. Para receber primeiro e direto no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter

Voltar

Inscreva-se na nossa Newsletter

* Não se preocupe, também odiamos spam

Fale conosco

Entre em Contato

Entre em contato com a gente via telefone, email, ou se preferir clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem via formulário.

Formulário de contato
(48) 99140-8515 (48) 3364.9355
contato@puzzleads.com.br
Av. Mauro Ramos, 1970 - Sala 810 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-304
Ver no mapa
Contato via Whatsapp