O ano de 2020 foi marcado por muita turbulência em diferentes aspectos do cotidiano. A pandemia de Coronavírus afetou a maneira como levávamos a vida até então. No meio digital não foi diferente, muitas mudanças aconteceram graças aos novos hábitos de navegação provenientes desse período caótico. Neste post, vamos falar um pouquinho sobre as recentes transformações no mercado de marketing e do papel da mídia programática no meio de tudo isso, para que você saiba como aproveitar este recurso nas suas campanhas este ano. Continue lendo e descubra quais são as principais tendências de marketing digital e mídia programática para 2021.
A primeira principal tendência de marketing digital já tomou conta das redes sociais no ano passado e promete permanecer em alta este ano: as transmissões ao vivo através de plataformas de vídeo ou redes sociais. As famosas lives foram uma maneira encontrada por artistas para mantar a proximidade com seu público respeitando as recomendações de distanciamento social. Sendo assim, é possível afirmar que o isolamento provocou um aumento de interesse nas experiências em tempo real, pois de certa forma elas supriram nossa necessidade de proximidade com outras pessoas.
Entretanto, é importante lembrar que este recurso não se limita aos artistas, sua empresa também pode usufruir deste formato de conteúdo para fortalecer a relação com o seu público, abrindo mais canais de participação e oferecendo a eles mais conteúdo sobre a sua marca.
Outra importante tendência de marketing digital que deve seguir em alta no ano de 2021 é o user generated content. Conceito que significa “conteúdo gerado pelo usuário“, ou seja, todo o conteúdo produzido por pessoas que experimentaram seu produto. Este tipo de interação é muito importante pois além de gerar engajamento, também serve como uma prova social do seu produto para outras pessoas.
Por isso, é preciso entender que todo cliente pode se tornar um influenciador da sua marca. Logo, é necessário fazer o possível para que ele fique 100% satisfeito com o seu produto ou serviço. Saiba como fazer isso dando uma olhadinha nosso post sobre jornada de compras.
Como já dito, o ano de 2020 foi responsável por muitas mudanças na forma como utilizamos as ferramentas digitais. A quarentena trouxe um aumento significativo no uso de assistentes virtuais, tecnologia que vem se popularizando no Brasil através de aparelhos como o Amazon Echo e o Google Home. A praticidade e o aperfeiçoamento destas ferramentas fizeram com que o número de pesquisas por comando de voz também crescesse. Espera-se que haja um crescimento na adesão das pessoas a esses recursos e que consequentemente sejam uma das principais tendências no meio digital em 2021.
Contudo, com essa modalidade de busca ganhando cada vez mais espaço, é importante estar ciente de que seu funcionamento difere bastante das buscas digitadas e portanto, para não perder tráfego na internet, deve haver um ajuste das tradicionais estratégias de SEO para pesquisas sem cliques e por voz.
Esqueça a produção de conteúdo desenfreada, que não agrega informações e não ajuda o cliente na sua jornada de compra. Milhares de posts por dia podem ser um desserviço para a sua marca. Grande parte das pessoas não possuem disponibilidade para acompanhar conteúdos superficiais constantemente.
Por isso, a proposta do slow content é produzir conteúdo relevante, recheado de informação e que tenha um impacto significativo no seu público-alvo. Aqui, vale a máxima: menos é mais. A prioridade deve ser a qualidade do conteúdo produzido e não a quantidade. Dê preferência por materiais educativos e aprofundados, que se proponham a sanar as dúvidas e resolver os problemas dos seus consumidores.
Os chamados third-party cookies, são as informações registradas no histórico de navegação dos usuários e que podem ser empregados como recursos de marketing, servindo para traçar o perfil de consumo deste usuário, analisar seu comportamento na internet e direcionar a ele conteúdos que possam instigar seu interesse.
Contudo, com as novas leis de proteção de dados o acesso e uso deste tipo de dado fica restringido no intuito de proteger a privacidade dos usuários. Desde que o Google anunciou que abandonaria os dados third-party, o debate sobre o emprego dessas informações está mais acalorado. O fim do uso destes cookies deve sinalizar mudanças para quem trabalha com marketing digital e mídia programática.
Se você quer saber mais sobre o que pode mudar com a restrição ao acesso dos dados third-party, dá uma olhada no nosso guest post!
Outra forte tendência em mídia programática para 2021 é o mobile programático. Graças ao seu caráter ágil e assertivo, o uso dessa ferramenta vem se tornando crucial para uma campanha bem sucedida. Inclusive, muitos anunciantes têm optado pelo marketing mobile pois os aparelhos smartphones oferecem vantagens únicas que os tornam aliados indispensável na publicidade digital.
Dentre algumas dessas vantagens podemos citar principalmente:
Já faz algum tempo que a mídia programática vem evoluindo para além da veiculação em dispositivos desktop e mobile. E em 2021 o mercado deve avançar ainda mais na veiculação de publicidade nas telas das Smart TVs. Nos Estados Unidos, onde esta tendência já está perto da consolidação, o ano de 2020 marcou um crescimento acelerado em iniciativas de emissoras e produtoras de conteúdo de streamings para que a publicidade neste meio se torne cada vez mais personalizada. Este ano deve ser de mais avanços e mais oferta de inventário programático.
E por fim, concluindo nossa lista de tendências de mídia programática para 2021, não poderíamos deixar de falar sobre os modelos de atribuição e atribuição cross-channel ou multicanais. É indispensável para qualquer profissional de marketing conseguir interpretar os dados de uma campanha. Para facilitar esse processo de leitura de resultados é que surgem os modelos de atribuição. Estes modelos permitem mapear a sequência de ações que resultaram na conversão de um Lead. Através deles é possível ter uma ampla noção de performance e uma maior clareza nas estratégias de otimização.
Ficou evidente que modelos de atribuição fazem toda a diferença no desempenho de uma campanha. Eles ajudam os profissionais de marketing a identificar oportunidades para otimizar campanhas e maximizar o retorno do investimento em publicidade, reportando em um só lugar como cada uma das ações de marketing participou da jornada de decisão dos clientes. No caso da atribuição cross-channel é possível verificar precisamente a efetividade de suas campanhas de marketing e pontos de contato com o cliente, independente dos canais em que essas interações ocorreram.
Este post foi escrito por Jaqueline Capraro, Assistente de Planejamento Digital da Puzzle Ads. Para receber primeiro e direto no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter.
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