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O metaverso e a publicidade: a propaganda no mundo virtual

21 jan, 2022

Metaverso

Muito tem se falado sobre o Metaverso – universo de realidade virtual do antigo Facebook, agora Meta. Quem está muito empolgado para ver o que vem por aí são os profissionais de marketing e publicidade e anunciantes. Não é preciso ser um expert na área para perceber que o Metaverso oferece um mar de novas possibilidades para quem anuncia na internet. Mas em quais aspectos devemos ficar de olho?

O que se saber até agora sobre o Metaverso?

Graças aos chamados “early adopters“, pessoas que estão na vanguarda – consumindo produtos e serviços de tecnologia assim que são oferecidos ao mercado – já conseguimos ter uma noção do perfil do público que irá aderir ao Metaverso mais rapidamente.

Embora o ousado plano de Mark Zuckerberg só deva se concretizar em 10 anos, já existem outros Metaversos por aí. Uma pesquisa do Kantar Ibope Media revelou que os usuários destes universos virtuais, quando perguntados sobre a adesão ao Metaverso, revelaram já participaram de outras experiências de realidade virtual. Além disso, cerca de 91% dizem acompanhar as últimas novidades do mercado de tecnologia. 89% também afirmaram serem assíduos jogadores de videogame e jogos online.

O relatório ajuda a entender um pouco melhor como a publicidade vai se comportar neste ambiente e como o público deve reagir. Para a pesquisa, foram usados outros serviços de realidade virtual, como por exemplo o jogo Second Life. Então, os usuários respondiam algumas perguntas sobre seu comportamento online e perfil. 

O Metaverso promete revolucionar não somente a publicidade, mas também o modo como as pessoas interagem entre si e com as marcas. Além disso, a experiência de compras online também vai mudar muito com a perspectiva de um mundo de realidade virtual. Cada vez mais, o e-commerce é mais do que simplesmente navegar em um site e comprar com um click. 

Metaverso e Marketing: a experiência de compra virtual

À medida que as marcas procuram encontrar maneiras mais significativas de se conectar com os compradores em casa e os consumidores procuram uma experiência mais personalizada ao fazer compras on-line, muitas empresas como Ralph Lauren, General Mills, Charlotte Tilbury, American Girl e Lacta da Mondelez estão expandindo suas lojas de uma maneira digital – apostando na experiência.  

A marca Tommy Hilfiger, por exemplo, criou uma festa na piscina virtual em 2019 para mostrar sua coleção de verão – as lojas virtuais se tornaram uma maneira de recriar com segurança a experiência de compra física em meio aos bloqueios da pandemia. E durante as festas de fim de ano de 2021, as lojas virtuais se tornaram o primeiro passo no Metaverso para muitas marcas.  Isso representam o futuro de como o marketing e o e-commerce irão interagir e fornecem uma maneira mais divertida e interativa para as marcas apresentarem produtos no mundo digital.

O Metaverso aproximará as marcas dos clientes

Tudo isso irá contribuir com a inserção das marcas  no Metaverso. As lojas virtuais podem ser um ponto de entrada fácil para consumidores que não estão familiarizados com o Metaverso, mas estão familiarizados com uma marca. Eles também são uma maneira de se conectar com consumidores mais jovens que estão acostumados com a tecnologia virtual. Isso porque, os sites tradicionais de comércio eletrônico geralmente são interfaces 2D com grades de fotos de produtos que os compradores precisam classificar. As lojas virtuais, por outro lado, são experiências imersivas e tridimensionais que podem ser navegadas. Não são necessariamente réplicas exatas das lojas tradicionais, mas podem aliar a experiência da loja física com a facilidade do e-commerce. 

Para marcas que buscam alcançar e entender melhor seus consumidores após o fim dos third-party cookies, as lojas virtuais podem gerar uma infinidade de dados. Por exemplo, uma marca pode ver quantas pessoas estão visitando cada seção da loja virtual, quanto tempo estão gastando em cada seção, quais produtos estão selecionando e os itens que estão adicionando ao carrinho. As lojas virtuais também podem ser uma forma de se conectar com clientes que falam um idioma diferente ou expandir para novos locais. As lojas no Metaverso podem ser personalizadas e localizadas para o mercado individual, proporcionando uma nova experiência única e isso permite que as marcas entrem e testem em mercados onde talvez ainda não tenham entrado. 

A realidade virtual na prática

A Lacta, empresa brasileira de chocolates, espera ver um envolvimento semelhante com sua nova loja virtual de chocolates. A marca de doces trabalhou com a empresa ByondXR para montar a loja virtual, que terá quase 80 produtos à venda, de trufas a barras de chocolate, e incluirá elementos interativos como quizzes para ajudar os compradores a encontrar o presente certo. A tendência é que alimentos e outros bens de consumo embalados  façam a transição para vendas baseadas em experiência. Além disso, como os produtos da Lacta geralmente são comprados em supermercados,  seu atual site de e-commerce tem baixo tráfego e engajamento ao longo do ano. Com a loja virtual, a Lacta agora tem uma lugar próprio que eleva a presença da marca.

 

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