Hoje no Brasil, estima-se que existam 234 milhões de aparelhos smartphones e estes dispositivos são o principal meio de acesso à internet pelos brasileiros. Por isso, neste post vamos falar um pouco sobre as possibilidades que campanhas de mídia programática para mobile podem oferecer aos anunciantes. E mais, também iremos observar como os brasileiros utilizam esta ferramenta e como reagem à publicidade veiculada através deste canal.
Existem múltiplos recursos que tornam a programática para mobile um diferencial para qualquer campanha. Dar especial atenção às campanhas mobile pode ser muito vantajoso, pois esse tipo de publicidade costuma oferecer agilidade e dinamismo, otimizando os resultados e aproximando o target com o produto/serviço divulgado.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Mobile Marketing Association, observando alguns cases de empresas que optaram por investir em campanhas de mídia programática exclusivamente para mobile, percebeu-se que os resultados do desempenho das campanhas mobile eram melhores em relação às campanhas de mobile e desktop combinados.
A Puzzle vai mostrar a você como uma boa estratégia direcionada de mobile programático pode melhorar tanto a experiência do público quanto do anunciante. O segredo? Segmentação e conteúdo. O resultado? Alcance e engajamento.
O aspecto mais característico da publicidade móvel, está no próprio nome – mobilidade. A audiência está constantemente acompanhada pelos seus dispositivos, a partir deles, é possível rastrear o trajeto diário de uma pessoa, os lugares que ela visita ou se aproxima, tornando possível abordá-las com anúncios definidos por geolocalização.
Imagine, por exemplo, que você possui um pub e ofereça uma promoção de happy hour. Com o artifício da geolocalização, você pode impactar a audiência próxima ao seu estabelecimento com os anúncios da promoção e atrair quem trabalha nas redondezas.
Campanhas de mídia mobile podem ser segmentadas conforme as especificidades dos dispositivos e particularidades de seus usuários. Para além da geolocalização, também é possível segmentar campanhas por sistema operacional, aplicativos mais utilizados, operadora, entre outros. Isso possibilita ao anunciante elaborar campanhas mais precisas. Como um exemplo, imagine que observando o target que você deseja atingir, foi possível perceber uma afinidade maior daquele público com o sistema operacional iOS, ou seja, é provável que se você direcionar os anúncios segmentando para usuários de dispositivos Apple, sua campanha obterá um sucesso maior.
Mídia programática para mobile pode ser um meio muito eficiente de alcançar a audiência. Pela vantagem da localização, já citada, você nunca perderá a oportunidade de impactar o target próximo ao seu estabelecimento, por exemplo. Além disso, o dinamismo que os dispositivos móveis proporcionam facilita o acesso do público ao conteúdo publicitário que possa lhes interessar.
Vale destacar a importância de elaborar anúncios sofisticados e criativos, que cativem a audiência. Tenha em mente que os celulares costumam ter bem menos espaço de tela disponível para a visualização e os anúncios podem aborrecer quem acessa a internet através deste dispositivo. Isso porque, diferente dos desktops, por exemplo, que além de possuírem mais espaço de tela, parte das pessoas já estão habituadas a ver anúncios enquanto navegam através deles. Você não quer que a sua campanha seja interpretada de uma forma negativa pela audiência, então, capriche no conteúdo e utilize uma abordagem inteligente.
Os dados foram disponibilizados pela plataforma GlobalWebIndex, o intervalo de tempo observado foi de julho a setembro de 2020.
Este post foi escrito por Jaqueline Capraro, Assistente de Planejamento Digital da Puzzle Ads. Para receber primeiro e direto no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter.
Voltar