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Mídia Programática em TVs conectadas

27 abr, 2021

Mídia programática em Tvs conectadas

No Brasil, uma forte tendência tem tomado conta do mercado de marketing digital nos últimos anos. A aderência aos dispositivos de TVs conectadas ou Smart TV tem crescido exponencialmente no país. Esse novo canal de mídia fornece inúmeras possibilidades para quem pretende investir em mídia programática. Tudo indica que as CTVs muito em breve se tornarão uma realidade no Brasil. Não fique de fora dessa oportunidade de gerar ainda mais visibilidade para a sua marca e descubra como a mídia programática em TVs conectadas pode te ajudar!

A popularidades das TVs conectadas no Brasil

Se conectar pela internet através da televisão já não é mais uma ideia absurda, como muitos já consideraram. Ano passado no Brasil, cerca de 63% dos usuários de internet já possuíam uma Smart TV em casa, este índice já é maior do que a porcentagem de pessoas que afirmaram ter um tablet em casa, cerca de 32%. Além disso, 43% dessas pessoas afirmaram que a TV já é um dos principais dispositivos através dos quais se conectam à internet.  

Por que investir em mídia programática em TVs conectadas?

O consumo de TV aberta e TV a cabo tem diminuído bastante nos últimos anos. O grande diferencial das CTVs é o acesso à internet. CTVs possibilitam ao usuário assistir seus filmes, séries e programas favoritos com conforto e exclusividade. A experiência das CTVs  é parecida com a da TV linear, entretanto, o público dessa mídia conectada têm mais opções de como, quando e onde deseja consumir a miríade de conteúdos disponíveis.

As Smart TVs geralmente estão muito associadas com o consumo de serviços de streamings, que podem conter anúncios conforme o valor da assinatura ou o free trial. Em um estudo conduzido pela IAB constatou-se que as pessoas não se incomodavam em assistir anúncios se estivessem economizando com o serviço ou tendo acesso ao conteúdo desejado no momento desejado. Sendo assim, esses consumidores não só aceitam os anúncios, mas também interpretam a publicidade em CTVs como um tipo de conteúdo. Quando aliadas a mídia programática, as CTVs, por não possibilitar o skip, podem ocasionar um aumento significativo nos índices de viewability dos anúncios. Além disso, essa mídia também auxilia os anunciantes a expandirem seu alcance, principalmente entre o público que assiste pouco a TV linear. Outra característica é possibilitar a veiculação de anúncios mais personalizados, de acordo com os conteúdos preferenciais dos consumidores.

Vantagens das Smart TVs

Campanhas de mídia programática em TVs conectadas podem ser muito vantajosas. É uma estratégia que permite a análise de dados de forma centralizada, maior alcance e otimização instantânea.  Além disso, a programática pode simplificar o gerenciamento das campanhas publicitárias nos dispositivos CTVs, que possuem uma estrutura mais complexa e bem diferente da TV linear. A TV linear ou por assinatura possui dois níveis centrais: Rede e Filial no caso da TV linear ou Programador e Operador no caso da TV a cabo. Já no caso dos streamings, existem aqueles que produzem os conteúdos, as chamadas FASTS ou Virtual Networks, e o dispositivo de streaming, como uma Smart TV, por exemplo.

Além disso, através da programática em TVs conectadas, os anunciantes conseguem economizar tempo e recursos, já que o formato programático lhes fornece acesso a inventários de CTV de maneira muito prática e rápida. Assim, não há necessidade de empregar horas em transações, ou precisar negociar acordos com inúmeros parceiros para conseguir maior projeção, como ocorre na TV tradicional. Os processos envolvendo anúncios em TVs conectadas costumam ser muito mais dinâmicos, mantendo a qualidade.

Por último, uma outra característica da mídia programática em ambiente de CTVs é a rapidez na leitura de dados e na otimização das campanhas. É possível monitorar as campanhas e fazer melhorias de forma imediata, a fim de melhorar seu desempenho. Isto é indispensável para qualquer campanha, especialmente para aquelas de curta duração ou em programação ao vivo.

Mídia programática em TVs conectadas e modelos de atribuição

Já faz algum tempo que a mídia programática vem alcançando novos canais além da veiculação tradicional em dispositivos desktop e mobile. O mercado deve avançar ainda mais na veiculação de mídia programática em TVs conectadas.

As Smart TVs no Brasil são um canal de mídia relativamente novo. Isso pode deixar alguns anunciantes com o pé atrás na hora de veicular publicidade neste meio. Muitos pensam que não é possível ler dados detalhados sobre uma  campanha programática em TVs conectadas – e isso não é verdade. Também é possível trabalhar com os modelos de atribuição no âmbito da publicidade em CTVs, quando pensamos em TV programática, uma solução é buscar parceiros que garantam dados para o Modelo de Atribuição Multitoque

Modelos de atribuição multitoque são responsáveis por determinar a relevância dos pontos de contato na jornada do consumidor. Ou seja, além de atribuir a conversão a um canal específico, em modelos de atribuição multitoque também é possível determinar os dados específicos dentro do meio, como o criativo, formato do anúncio (vídeo ou display), localização que mais influíram na interação do target com a campanha.

 

A Puzzle Ads é representante exclusiva da LeadsRx no Brasil – uma das únicas plataformas de atribuição multitoque no mundo. Ficou impressionado e quer anunciar em TVs conectadas? Entre em contato com a Puzzle Ads e receba um plano de mídia personalizado!

 

Este post foi escrito por Jaqueline Capraro, Assistente de Planejamento Digital da Puzzle Ads. Para receber primeiro e direto no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter

Os dados foram disponibilizados pela GlobalWebIndex no Brasil.

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