Puzzle Ads

Blog


Mídia programática e rede de display: é tudo igual? 

24 set, 2021

 

Mídia Programática e rede de display

Quando planejando campanhas, é muito comum que os clientes mais leigos confundam campanhas de mídia programática com anúncios da rede de display do Google. Mas, mesmo entre os profissionais de marketing, é sempre bom esclarecer: programática e display do Google são a mesma coisa?

A resposta é não! Enquanto que a rede display do Google tem opções limitadas de veiculação, a mídia programática oferece um leque de possibilidades muito mais amplo ao entregar publicidade na internet. 

As vantagens da Mídia Programática em relação a Rede de Display do Google  

Mas o que diferencia a mídia programática e a rede de display do Google? Bom, esses dois recursos, apesar de serem frequentemente confundidos, são bem distintos. Então, vamos falar um pouco melhor sobre essas diferenças e as vantagens da mídia programática sobre a rede de display. 

Inventário de sites

A mídia programática possui um inventário de sites muito mais extenso do que a rede de display do Google. Sim, a maioria das pessoas não tem essa informação e acabam concluindo que ambos veiculam nos mesmo lugares. Sim e não, pois através da Mídia Programática você pode alcançar seu target em sites que o Google não veicula. A rede de display do Google dispõe de um conjunto de sites que vendem espaços para a publicidade e outro conjunto que compram esses espaços.

Já a Mídia Programática automatiza a compra de mídia na internet e para isso utiliza milhares de redes de anúncios, incluindo a do Google. Logo, o Google display pode veicular anúncios em alguns espaços publicitários que a Mídia Programática alcança, mas a Mídia Programática pode chegar em sites que o Google não contempla.  A rede de display do Google entrega mídia em apenas uma rede de anúncios, a DoubleClick AdExchange (Rede de anúncios do próprio Google). Com a mídia programática, a compra de mídia ocorre através de uma DSP, então a campanha tem um alcance muito maior porque consegue entregar em muitas outras redes de anúncios, não somente a do Google. 

Possibilidade de segmentação

Outra característica da Mídia Programática que se apresenta como uma grande diferença – e vantagem – em relação a rede de display do Google é a possibilidade de segmentação. A rede de display do Google fica limitada aos dados que o próprio Google possui sobre seus usuários. Enquanto que a Mídia Programática, além de utilizar esses mesmos dados fornecidos pelo Google, também tem acesso aos dados primários (first-party cookies) e dados de terceiros (third-party cookies). Sendo assim, campanhas de Mídia Programática tendem a ser altamente assertivas, graças às segmentações de comportamento de compra na internet, localização geográfica, dados demográficos, entre outros. 

Geolocalização

E não acaba por aqui, além dessas duas diferenças cruciais, ainda precisamos falar sobre a tecnologia de geolocalização que é muito melhor desenvolvida na Mídia Programática. O geolocal permite que o seu target seja impactado com publicidade em endereços específicos ou locais segmentados (por exemplo, shoppings ou supermercados). Uma estratégia muito interessante e que é possível através da Mídia Programática é impactar os targets que frequentam suas empresas concorrentes. A capacidade de personalização de anúncios por geolocal é um grande plus da Mídia Programática. 

Formatos

A Mídia Programática possibilita anúncios em diversos formatos. Através da programática você pode veicular publicidade em áudio, vídeo e display em inúmeros sites, aplicativos,TVs conectadas e até mesmo OOH (mídia out-of-home). Essa criatividade extra permite mais controle sobre o canal, bem como sobre as opções de segmentação e retargeting. 

Brand Safety

E por último, mas não menos importante, a Mídia Programática utiliza ferramentas de brand safety, oferecendo segurança à sua marca. Por meio do brand safety, o seu anúncio não será veiculado em sites não confiáveis, com conteúdos criminosos, ou conteúdos que possam de alguma maneira comprometer a sua reputação e prejudicar a sua empresa. O uso de ferramentas de  brand safety e a segmentação podem ser personalizados por categoria de conteúdo, além da possibilidade de fazer uma blacklist com sites impróprios (contendo conteúdos de violência, downloads ilegais, álcool, discurso de ódio, linguagem ofensiva, drogas ilegais ou conteúdo adulto).

 

Quer ficar por dentro das novidades sobre atribuição de marketing e mídia programática? Acompanhe a Puzzle Ads nas redes sociais. 

Para receber primeiro e direto no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter

Voltar

Inscreva-se na nossa Newsletter

* Não se preocupe, também odiamos spam

Fale conosco

Entre em Contato

Entre em contato com a gente via telefone, email, ou se preferir clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem via formulário.

Formulário de contato
(48) 99140-8515 (48) 3364.9355
contato@puzzleads.com.br
Av. Mauro Ramos, 1970 - Sala 810 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-304
Ver no mapa
Contato via Whatsapp