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Mídia display: como fazer bons criativos?

28 set, 2021

Mídia display

Podemos afirmar que o formato de display, o famoso banner, é o arroz com feijão da mídia programática. Esse formato é sem dúvida um dos mais populares entre os anunciantes, sendo utilizado desde a difusão dos portais digitais. No início, a compra dos espaços de exibição de banners display era negociada diretamente com os sites e portais. Com o advento da mídia programática, a compra desses espaços foi automatizada e hoje o processo é muito otimizado. 

Uma das principais características da mídia display é o seu alcance. Praticamente todos os sites e portais da internet brasileira conseguem entregar esse tipo de mídia, abrangendo um público gigantesco. Além disso, é possível veicular mídia display em desktops, mobile e até mesmo em aplicativos. 

Neste post, vamos falar sobre o aspecto criativo da mídia display. Daremos dicas de como você pode aproveitar ao máximo todos os recursos desse tipo de mídia. O segredo é desenvolver criativos que se destaquem, focando no público alvo e no que você tem de melhor. Não deixe a mídia display de fora do seu planejamento de mídia!

Transmita a sua identidade visual através da mídia display

É muito importante que você inclua elementos da identidade visual da sua marca ao pensar nos criativos de display. Identidade visual é um agrupamento de elementos gráficos que conversam entre si e quando esses elementos estão fortemente atrelados à sua marca, o público associa rapidamente o anúncio ao anunciante. 

Personalize o criativo seguindo a paleta de cores da sua marca – é muito interessante que você dê uma olhada na teoria das cores para criar paletas harmônicas e esteticamente agradáveis. Além disso, experimente considerar também o que se chama de psicologia das cores, a fim de transmitir a personalidade da sua marca por meio de cores. Utilize também a sua logomarca nos criativos, sempre respeitando o alinhamento. 

Também é importante desenvolver uma tipografia – o design das fontes e letras características da sua marca utilizados em todos os seus materiais. Criar ilustrações e outros elementos próprios que se correspondem entre si – chamados de iconografia – também garante o destaque. 

Mas isso tudo é realmente necessário? A principal função da identidade visual é facilitar o reconhecimento de marca. Impactar o seu potencial cliente com mídia display que contenha esses elementos em uniformidade vai fortalecer a sua presença no mercado. Converse com o seu time de design! 

Capriche na chamada principal 

A chamada é um dos componentes mais importantes de um criativo de mídia display. Essa chamada precisa sintetizar claramente o objetivo do seu anúncio. Defina o objetivo antes de começar a produção dos criativos, assim o time de criação pode desenvolver ideias direcionadas para suprir uma determinada necessidade. 

Identifique qual é a melhor linguagem para se comunicar com o seu público, fazer pesquisas para entender o perfil etário, demográfico e entender melhor os hábitos do target ajudam você a criar estratégias de comunicação mais eficazes. Além disso, definir um slogan para a sua marca ou campanha também é essencial. 

Adicione um call to action ao seu criativo

O call to action – ou chamada para ação – é um elemento gráfico em destaque, geralmente utilizado no formato de botão para induzir o público a interagir com a mídia display. Utilize frases no imperativo tais como: Clique aqui, acesse agora ou saiba mais. 

Procure realçar o call to action do seu criativo de mídia display sem deixá-lo muito diferente do conjunto. Esse recurso é importante, mas não pode roubar toda a atenção, pois sua função não é transmitir a ideia nem o objetivo do seu anúncio. 

E lembre-se: o botão de call to action é usado como uma ponte entre o anúncio de mídia display e a sua página. Ele precisa conter um link que leve o seu potencial cliente diretamente para a página do serviço ou produto ao qual o anúncio se refere. Você pode levá-lo para uma landing page, website ou até mesmo para uma rede social, mas tenha em mente que caso o público decida clicar no seu anúncio, eles esperam encontrar algo relativo ao conteúdo do criativo. 

Por exemplo, você está navegando e esbarra com um anúncio de promoção de um carro x. Você imediatamente se interessa e clica no botão, mas é redirecionado para a home page da concessionária ao invés de ser levado para a página de promoções. Decepcionante, não? 

Atento à qualidade 

Utilize sempre imagens de excelente qualidade, de banco de imagens com credibilidade, ou então contrate profissionais para fotografar os seus produtos. Além disso, é necessário que suas imagens sejam salvas em alta qualidade antes da veiculação, ou todo esse trabalho vai por água abaixo. O ideal é salvar os arquivos em PNG, cores em PGB, 72 ppi.

Cuidado com excessos 

Empregue todos esses recursos com inteligência. Você estará disputando espaço com outros anunciantes e seu anúncio deve se sobressair, mas isso não é pretexto para contribuir com a cyber poluição visual. Excesso de texto, cores, imagens, gifs podem deixar o seu criativo muito carregado. Os elementos do criativo não devem ofuscar uns aos outros, eles devem transmitir uma ideia em unidade. A máxima do menos é mais também pode ser aplicada aos criativos de mídia display!

Estratégias de campanhas para mídia display

Seguiu todos os passos e os criativos já estão prontos? É hora de pensar nas estratégias! Como a mídia display é um formato de anúncio muito popular, existem diversas estratégias que podem ser aplicadas nas campanhas programáticas de display. É possível utilizar dados third-party para segmentar as campanhas de acordo com os interesses ou hábitos de navegação do público alvo. 

Outra estratégia interessante é criar site lists com conteúdos que sejam do interesse do anunciante ou seu público alvo. Essas listas agrupam sites com base em um nicho específico, como por exemplo notícias regionais, ou tópicos como educação, saúde, moda, entre muitos outros. Além disso, também é possível identificar o conteúdo semântico de um site e localizar palavras-chave que sejam relevantes para a sua campanha. 

O que você achou das nossas dicas? Não subestime os anúncios display, criativos bem produzidos podem fazer muita diferença no sucesso de uma campanha!

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