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Marketing digital para a temporada de compras 2021

26 nov, 2021

marketing digital

A Black Friday surgiu nos EUA e acontece anualmente um dia depois da quinta-feira de Dia de Ação de Graças. Ficou conhecida por esse nome por conta dos baixíssimos preços e pelos tumultos que aconteciam neste período que abre a temporada de compras natalinas. A corrida para as lojas por conta dos preços baixos costumavam gerar aglomerações, engarrafamentos e até mesmo brigas. Mas e no Brasil? Ué, mas no Brasil não tem Dia de Ações de Graças – Você deve estar pensando. É verdade, então como essa tradição veio parar em terras tropicais? Por aqui, a data foi incluída no calendário comercial do país quando os lojistas perceberam o potencial de vendas do dia.

A Black Friday costuma inaugurar a  temporada de compras que se estende até o Natal. Neste período, a procura por produtos aumenta – e a concorrência também! Investimentos inteligentes e criativos em marketing digital podem fazer toda a diferença para o bom desempenho das vendas durante os dois últimos meses do ano. Além disso, é a última oportunidade de você fechar o balanço no verde e iniciar um ano novo muito próspero para o seu negócio.

Neste artigo, você vai descobrir quais são as estratégias de marketing digital que melhor podem ajudar você a posicionar a sua marca durante a temporada de compras deste ano. 

Estratégias de topo de funil 

Estratégias de marketing digital de topo de funil são essenciais para gerar awareness e consideração da sua marca na internet. É ideal que campanhas desse tipo antecedam as datas, mas devem ser utilizadas durante todo o período. 

Essa é uma parte fundamental do planejamento de Black Friday: aproveitar esses períodos anteriores para atrair novos visitantes para a página e já prepará-los para as campanhas com foco em conversão, como o retargeting, que terá seu auge no período promocional em si. Isso porque, quanto maior e mais engajada a base de usuários de um site, maior o potencial de escala nas vendas durante o pico promocional.

Mantenha o contato e fidelize o seu público 

Toda grande jornada começa com um primeiro passo – podemos aplicar essa máxima a diversas situações, inclusive na decisão de fazer uma compra. Antes de adquirir um produto, o cliente passa por algumas etapas até finalmente efetuar a compra. A chamada jornada de compras, ou jornada do cliente, visa justamente fazer um mapeamento detalhado dessas etapas, desde o contato inicial com a publicidade até as interações posteriores à consolidação da venda.

Para que isso aconteça, você não deve cessar o contato com o cliente. Além do mais, é importante mantê-lo a par das novidades e informá-lo sobre novos produtos/serviços, promoções da sua marca. Faça isso por meio do blog, e-mails e redes sociais.

Aposte em campanhas de marketing digital omnichannel

Hoje, as pessoas não acessam a internet apenas pelo celular ou computador. Elas estão online no celular, computador, na TV, tablet – tudo isso ao mesmo tempo! O mercado de marketing digital vem se desenvolvendo cada vez mais para desenvolver campanhas omnichannel e criando anúncios que possam ser veiculados em diversos canais de mídia. 

Conheça seu público

É importante que você tenha em mente qual é o target do seu produto/serviço para  planejar uma campanha que fale diretamente com ele. Sabendo que a Black Friday é uma data muito importante para profissionais do marketing, especialmente nos segmentos digitais, tente obter uma visão clara sobre o comportamento do seu público nessa esfera.

Uma dica é tentar descobrir se o seu público prefere comprar pelo celular ou pelo computador, afinal espera-se que grande parte das compras efetuadas nessa Black Friday sejam pela internet. Por exemplo, se a sua audiência demonstrar uma afinidade maior com as compras online através do celular, dê prioridade para esse device.

 

Se prepare para a temporada de compras de 2021  – que tal receber um plano de mídia personalizado? Entre em contato com a Puzzle Ads!

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