Puzzle Ads

Blog


Marketing de entretenimento: a publicidade com propósito

17 dez, 2021

marketing de entretenimento

Você já ouviu falar no marketing de entretenimento? Com as novas tendências do mercado publicitário, a popularização cada vez maior dos canais de mídias interativos e a busca de mais controle pelo conteúdo consumido, fazem com que o marketing de entretenimento seja uma grande aposta para os anunciantes nos próximos anos. 

Mas afinal, o que é o marketing de entretenimento?

O marketing de entretenimento nada mais é do que se utilizar de elementos do universo de entretenimento para promover uma marca ou produto. Campanhas deste tipo se articulam entre empresas, transformando o típico discurso publicitário em algo que possa ser consumido e apreciado como entretenimento. Um exemplo disso, é se utilizar de filmes ou séries, veículos de entretenimento, celebridades e personagens, dentre outros elementos da cultura pop para transmitir uma mensagem. Imagine que você está assistindo um filme em que o personagem está usando roupas da Adidas – se você gostar das roupas vai procurar por elas depois. 

Transmitir um anúncio de forma lúdica consegue impactar melhor o público alvo, já que a mensagem chega de uma forma prazerosa a partir de um conteúdo que as pessoas gostam de consumir, além de aumentar a identificação com o produto ou marca.

Não é preciso observar muito para perceber que o Marketing de Entretenimento está praticamente em todo lugar. Esse tipo de abordagem se utiliza de algumas estratégias principais:

Product placement

Significa literalmente, colocar o produto. Trata-se da maneira mais direta de anunciar o produto, ou seja, colocar o produto ou a logo da marca em alguma cena, seja de filme ou série. 

Embaixadores ou celebridades

Aqui, utiliza-se das imagens de pessoas públicas para promover determinada marca ou produto. Essas pessoas costumam possuir um grande poder de persuasão quando estão associadas a produtos culturais ou de entretenimento. Podem ser cantores, atores, ex-integrantes de reality shows, entre outros.

Eventos patrocinados

Eventos patrocinados também são considerados Marketing de Entretenimento. Muitas marcas ajudam a promover shows e eventos, além de também oferecerem atrações. Isso aumenta a popularidade do evento em questão e a visibilidade de marca.

Por que o marketing de entretenimento é importante?

As pessoas desejam evitar anúncios a qualquer custo. Neste momento, a publicidade necessita se reinventar para trazer formas mais criativas para cativar o público. Além disso, uma marca que ganha mais exposição, tempo de cena ou uma menção dentro de um filme importante, é muito provável que será lembrada mais para frente, como dito anteriormente, ou seja, ela ficará facilmente fixada na mente dos consumidores, aumentando a probabilidade da procura da marca ou produto citados.

Por onde começar?

Para que uma estratégia de marketing de entretenimento seja bem sucedida, é necessário pesquisar sobre os tópicos e assuntos que estão em alta no momento. Mas, além disso, você deve perceber onde a sua marca pode “pegar uma carona” nas novidades. Isso envolve um trabalho constante, desde mapeamento de tendências até estudos do perfil de público.

Esse tipo de estratégia funciona particularmente bem em TVs conectadas. Isso porque, os consumidores deste tipo de mídia, no geral, preferem estar no controle dos conteúdos que consomem e costumam repudiar anúncios. Além disso, quando assistindo às TVs conectadas, as pessoas ficam mais focadas nos conteúdos e por isso, este tipo de publicidade velada funciona muito bem para este canal.

Quer ficar por dentro das novidades sobre atribuição de marketing e mídia programática? Acompanhe a Puzzle Ads nas redes sociais. 

Para receber mais dicas, notícias e conteúdos exclusivos primeiro e direto no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter

Voltar

Inscreva-se na nossa Newsletter

* Não se preocupe, também odiamos spam

Fale conosco

Entre em Contato

Entre em contato com a gente via telefone, email, ou se preferir clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem via formulário.

Formulário de contato
(48) 99140-8515 (48) 3364.9355
contato@puzzleads.com.br
Av. Mauro Ramos, 1970 - Sala 810 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-304
Ver no mapa
Contato via Whatsapp