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O papel do marketing na crise do coronavírus

31 mar, 2020

Papel do marketing na crise do coronavírus

Afinal: qual a melhor maneira de se posicionar neste momento?

Apesar de não existir uma fórmula mágica, uma coisa é clara: o papel do marketing é essencial para que as marcas superem a crise instaurada pelo coronavírus. E se o distanciamento social para controle do contágio é necessário, quando falamos de comunicação, ironicamente o distanciamento é o pior conselho a ser seguido.

A Puzzle Ads reuniu a seguir uma série de dicas e cases sobre como as marcas vêm se posicionando neste momento. Use como inspiração para as estratégias da sua marca ou dos clientes da sua agência.

Não se distancie dos seus clientes agora

Para muitas empresas, a resposta imediata a publicidade durante os maus momentos é recuar para evitar possíveis associações negativas à marca. Isso é compreensível, especialmente em uma crise aguda, mas temporária. Mas na situação atual, que é prolongada e trouxe uma série de mudanças no comportamento do consumidor, a invisibilidade estratégica pode ser a escolha mais custosa.

É fácil desaparecer quando os tempos estão ruins – mas acelerar, fornecer liderança de marca e preencher o vazio na vida dos consumidores é uma resposta melhor a longo prazo para as marcas que buscam desenvolver relacionamentos leais e duradouros.

Agora é a hora de estar presente e ser útil para a comunidade que é importante para a sua empresa. Reconecte-se com o propósito da sua marca e entenda como ele pode ser relevante neste novo contexto em que vivemos. O papel do gestor de marketing durante a crise do coronavírus é fazer o trabalho que sempre lhe coube: sentir o pulso do mercado e propor as melhores formas de se posicionar, recalculando rota e atuando como maestro das plataformas de comunicação da marca.

O que as equipes de marketing devem fazer?

Primeiro, crie planos para continuar os negócios e proteger funcionários e clientes – e olhar para o meio digital é uma solução. Número dois, reconheça que todas as empresas do mesmo setor que o seu estão sendo igualmente afetadas. O desempenho da sua empresa nesta crise dependerá de uma resposta mais eficaz do que a dos seus concorrentes. Como sua marca pode superar a turbulência?

O desempenho da sua empresa nesta crise dependerá de uma resposta mais eficaz do que a dos seus concorrentes.

Ao enfrentar algo como o COVID-19, a resposta aos sentimentos das pessoas será crítica. Para fazer isso com eficiência, os profissionais de marketing devem suspender seu próprio ponto de vista e se colocar no lugar de seus clientes. Como eles se sentem? De que ajuda eles precisam – funcional ou emocional? E como eles podem esperar que a marca responda? A resposta das pessoas a uma crise varia de acordo com sua atitude básica em relação à vida, e é importante alinhar a resposta da sua marca com o posicionamento e os valores existentes, para transparecer autenticidade.

Então transpareça essa novas abordagens na sua comunicação. Pesquisa realizada pela GlobalWebIndex mostra que os brasileiros esperam que as marcas ajudem seus clientes e a comunidade oferecendo serviços gratuitos (84,2%) e flexibilizando condições de pagamento (91,1%). Mas essas decisões precisam mais que nunca serem comunicadas – 59% dos brasileiros concordam que as marcas devem continuar anunciando como sempre fizeram.

Veja abaixo alguns cases de como as marcas já estão se posicionando:

Setor de Turismo

Mesmo o setor mais afetado precisa continuar se comunicando e trabalhando para as vendas futuras. Nessa linha a LATAM lançou a campanha #LongeMasJuntos, em que mostra a necessidade de afastamento e paralisação de grande parte dos vôos neste momento. Mas reforça que continua trabalhando para levar saúde, médicos e famílias de volta para casa.

Setor de Saúde

O plano de saúde Amil é um bom exemplo de uma abordagem coerente para a marca neste momento. O comercial usa da antítese de que agora, o maior gesto de amor é manter a distância. E se coloca junto da população para o enfrentamento da crise.

Setor de Meios de Pagamento

A Stone Pagamentos com certeza sofrerá impactos da crise. Porém decidiu continuar se comunicando e ser útil para sua comunidade de clientes. Criou um manifesto a favor dos pequenos negócios. E ainda anunciou aporte financeiro para ajudar alguns deles a lidarem e superarem a turbulência.

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