Apesar de não existir uma fórmula mágica, uma coisa é clara: o papel do marketing é essencial para que as marcas superem a crise instaurada pelo coronavírus. E se o distanciamento social para controle do contágio é necessário, quando falamos de comunicação, ironicamente o distanciamento é o pior conselho a ser seguido.
A Puzzle Ads reuniu a seguir uma série de dicas e cases sobre como as marcas vêm se posicionando neste momento. Use como inspiração para as estratégias da sua marca ou dos clientes da sua agência.
Para muitas empresas, a resposta imediata a publicidade durante os maus momentos é recuar para evitar possíveis associações negativas à marca. Isso é compreensível, especialmente em uma crise aguda, mas temporária. Mas na situação atual, que é prolongada e trouxe uma série de mudanças no comportamento do consumidor, a invisibilidade estratégica pode ser a escolha mais custosa.
É fácil desaparecer quando os tempos estão ruins – mas acelerar, fornecer liderança de marca e preencher o vazio na vida dos consumidores é uma resposta melhor a longo prazo para as marcas que buscam desenvolver relacionamentos leais e duradouros.
Agora é a hora de estar presente e ser útil para a comunidade que é importante para a sua empresa. Reconecte-se com o propósito da sua marca e entenda como ele pode ser relevante neste novo contexto em que vivemos. O papel do gestor de marketing durante a crise do coronavírus é fazer o trabalho que sempre lhe coube: sentir o pulso do mercado e propor as melhores formas de se posicionar, recalculando rota e atuando como maestro das plataformas de comunicação da marca.
Primeiro, crie planos para continuar os negócios e proteger funcionários e clientes – e olhar para o meio digital é uma solução. Número dois, reconheça que todas as empresas do mesmo setor que o seu estão sendo igualmente afetadas. O desempenho da sua empresa nesta crise dependerá de uma resposta mais eficaz do que a dos seus concorrentes. Como sua marca pode superar a turbulência?
O desempenho da sua empresa nesta crise dependerá de uma resposta mais eficaz do que a dos seus concorrentes.
Ao enfrentar algo como o COVID-19, a resposta aos sentimentos das pessoas será crítica. Para fazer isso com eficiência, os profissionais de marketing devem suspender seu próprio ponto de vista e se colocar no lugar de seus clientes. Como eles se sentem? De que ajuda eles precisam – funcional ou emocional? E como eles podem esperar que a marca responda? A resposta das pessoas a uma crise varia de acordo com sua atitude básica em relação à vida, e é importante alinhar a resposta da sua marca com o posicionamento e os valores existentes, para transparecer autenticidade.
Então transpareça essa novas abordagens na sua comunicação. Pesquisa realizada pela GlobalWebIndex mostra que os brasileiros esperam que as marcas ajudem seus clientes e a comunidade oferecendo serviços gratuitos (84,2%) e flexibilizando condições de pagamento (91,1%). Mas essas decisões precisam mais que nunca serem comunicadas – 59% dos brasileiros concordam que as marcas devem continuar anunciando como sempre fizeram.
Setor de Turismo
Mesmo o setor mais afetado precisa continuar se comunicando e trabalhando para as vendas futuras. Nessa linha a LATAM lançou a campanha #LongeMasJuntos, em que mostra a necessidade de afastamento e paralisação de grande parte dos vôos neste momento. Mas reforça que continua trabalhando para levar saúde, médicos e famílias de volta para casa.
Setor de Saúde
O plano de saúde Amil é um bom exemplo de uma abordagem coerente para a marca neste momento. O comercial usa da antítese de que agora, o maior gesto de amor é manter a distância. E se coloca junto da população para o enfrentamento da crise.
Setor de Meios de Pagamento
A Stone Pagamentos com certeza sofrerá impactos da crise. Porém decidiu continuar se comunicando e ser útil para sua comunidade de clientes. Criou um manifesto a favor dos pequenos negócios. E ainda anunciou aporte financeiro para ajudar alguns deles a lidarem e superarem a turbulência.
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