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Brand safety: diretrizes para 2022

04 mar, 2022

Hoje é impossível debater a publicidade na internet sem falar de brand safety. Inicialmente, o brand safety era associado a fraudes nas medições de campanhas e afins, mas com o tempo tornou-se também um importante mecanismo para proteger a reputação de uma marca.

Atualmente, práticas de brand safety visam proteger uma marca e seus anunciantes de fraudes em campanhas, veiculação de publicidade em canais impróprios que possam associar a marca com fake news, discurso de ódio, atividades ilícitas ou assuntos sensíveis que possam de alguma maneira minar a sua credibilidade.

No que você deve ficar atento para garantir o brand safety?

Como profissional de marketing, é importante que você tome medidas para manter o brand safety. Ao adicionar uma verificação de segurança da marca ao seu processo de campanha, você ajudará a garantir a proteção da sua marca na internet. Atenção para algumas diretrizes para ter em mente ao se pensar o brand safety:

Defina o que  brand safety significa para você

O IAB e outras organizações que regulamentam o mercado de marketing digital delinearam a definição padrão do setor de brand safety. Mas é importante que você estabeleça sua própria definição. Isso porque brand safety, ao contrário de outras medidas, pode ser subjetivo.

Faça uma lista de conteúdo potencialmente tóxico; o que pode ser tabu para sua marca pode ser bom para outra. Uma empresa de jogos pode ter tolerâncias contextuais muito diferentes em comparação com um produtor de aplicativos para crianças. O mesmo pode acontecer com uma concessionária, por exemplo, que pode sair prejudicada caso seu anúncio seja veiculado em uma notícia sobre um acidente de carro.

Priorize a transparência

É fundamental que você saiba onde seus anúncios são veiculados e onde seu dinheiro é investido na cadeia de tecnologia de publicidade . Sem esses dados, seu orçamento de mídia fica fora de controle e compromete a tomada de decisões bem fundamentadas, ficando suscetível a fraudes.

Saiba escolher um provedor ou trading desk de mídia programática

Certifique-se de escolher uma agência ou plataforma de mídia programática confiável. É um dos passos mais importantes que você pode tomar para garantir o brand safety. Assim, a escolha de uma plataforma programática é fundamental. Se a segurança da marca for uma prioridade para sua marca, considere escolher apenas o inventário premium. Você garantirá que seus anúncios não acabem em domínios ou páginas da web inseguros.

Evite publishers com má reputação

Isso pode parecer óbvio, mais ainda assim é importante lembrar. Procure criar uma blacklist com sites que não são confiáveis, assim você pode ter um controle maior de onde seu conteúdo será veiculado, além de agilizar a otimização de campanhas futuras.

Use insights para monitorar campanhas em tempo real

Para aumentar o impacto de seus esforços, use dados em tempo real para rastrear onde seus anúncios estão sendo exibidos. Utilize ferramentas que permitam que você identifique com clareza e imediatismo o desempenho da sua campanha. Monitore frequentemente a campanha e fique atento a qualquer indício de fraudes, ou padrões que possam indicar que as métricas de cliques ou impressões possam estar sendo comprometidas.

 

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