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Atribuição de marketing VS Google Analytics

12 jul, 2021

atribuição de marketing

Já falamos por aqui sobre diferentes modelos de atribuição e suas funcionalidades. Com a diversificação das campanhas, a jornada do consumidor acabou ficando mais complexa, portanto, para que se faça uma coleta e análise eficaz de todos os dados durante o trajeto, é necessário o uso de uma ferramenta que possibilite visualizar todos os dados de forma integrada. Agora, chegou o momento de responder a seguinte questão: Afinal, Atribuição de marketing VS Google Analytics: qual é a diferença? Neste post, vamos comparar a ferramenta de análise do Google com uma ferramenta de atribuição de marketing.

Atribuição de marketing: o que é e como funciona?

A atribuição de marketing é uma estratégia de metrificação de dados que identifica os conjuntos de ações – chamadas de pontos de contato – que contribuíram de alguma maneira para a conversão de um lead durante a jornada de compras.  Essa ferramenta atribui um determinado crédito a cada um desses pontos. Existem diversos modelos de atribuição diferentes, que atribuem crédito de forma diferente. Entre os modelos de atribuição mais utilizados estão o modelo de atribuição linear, o modelo de atribuição multitoque e o modelo de atribuição algorítmico. Você pode ler mais sobre os diferentes modelos de atribuição neste post.

Sendo assim, a atribuição de marketing mostra qual combinação ou em que ordem os pontos de contato levaram os leads até a conversão. Observar o caminho de conversão em todo o mix de marketing simplifica o processo e poupa você da necessidade de analisar todos os dados isoladamente. Normalmente, os dados de atribuição são usados ​​por profissionais de marketing para planejar futuras campanhas, analisando quais anúncios foram os mais eficazes. Aqui reside uma diferença fundamental entre a ferramenta Google Analytics e da atribuição de marketing – por meio da atribuição de marketing é possível correlacionar os esforços de marketing com a aquisição de clientes, pois oferece uma análise da jornada do consumidor completa e totalmente integrada.

Google Analytics: o que é e como funciona?

A ferramenta de análise do Google Analytics, foca em exibir relatórios e estatísticas de visitação do seu site, com o intuito de otimizar suas campanhas de marketing. Essa ferramenta permite que você acompanhe o desempenho do site de uma campanhas, baseando-se no número de visitantes de um site e no número de visualizações da página. Além disso, o Google Analytics pode avaliar as tendências de tráfego e popularidade, o que é útil para pesquisas de mercado. Outros dados que também podem ser fornecidos pela ferramenta do Google são as taxas de rejeição, os dados da sessão e KPIs em torno de palavras-chave. Qualquer profissional de marketing pode usar o Google Analytics para analisar o desempenho do seu site no que se refere aos dados da sessão.

Portanto, os dados da sessão são ótimos para analisar como as pessoas interagem com seu site, mas não fornecem uma visão completa de como essas pessoas estão convertendo. Como os dados da sessão não são unificados na jornada do consumidor, é difícil para os profissionais de marketing visualizar o desempenho dos pontos de contato na conversão.

Atribuição de marketing ou Google Analytics?

Enfim, agora que já pontuamos as principais diferenças entre as ferramentas Google Analytics e atribuição de marketing, você deve estar se perguntando: qual é a melhor?

Tanto o Google Analytics, quanto a atribuição de marketing fornecem relatórios de conversão. Entretanto, as ferramentas de atribuição mostram o número de conversões e o valor delas atribuídas a cada canal ou ponto de contato. Além disso, as comparações podem ser feitas usando diferentes modelos de atribuição. As ferramentas de atribuição têm insights e análises aprofundadas, com relatórios de análise da jornada do cliente e o retorno do investimento em publicidade (ROAS). Nenhum desses últimos relatórios são fornecidos pelo Google Analytics. 

O ROAS, particularmente, é um aspecto fundamental da atribuição e é a principal ferramenta usada para otimizar esforços de marketing. Visualizar os mapas da jornada do cliente é indispensável para os profissionais de marketing entenderem como os leads interagem. As ferramentas de atribuição são fáceis de configurar e têm recursos mais amplos para capturar conversões e pontos de contato. 

 

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Ou entre em contato com a Puzzle Ads e descubra o que a atribuição pode fazer por você e sua equipe de marketing!

 

Este post foi escrito por Jaqueline Capraro, Assistente de Planejamento Digital da Puzzle Ads. Para receber primeiro e direto no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter

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