Puzzle Ads

Blog


A Amazon não transforma só o varejo – mas a publicidade também.

22 Maio, 2020

Amazon Publicidade

Existe alguém capaz de competir à altura do Google e Facebook? Aos poucos a Amazon mostra que sim.

Estava assistindo na Segunda uma série de palestras promovidas pelo portal AdExchanger – especializado em notícias sobre mídia programática nos Estados Unidos. Um dos conteúdos foi apresentado por profissionais da agência Performics (grupo Publicis). O tema? Dicas para aumentar performance de anúncios na Amazon.

Na palestra de 20 minutos eles falaram sobre a fórmula para melhorar a performance na gigante de e-commerce. Resumidamente, a Performics trabalha primeiro SEO para que os produtos alcancem o topo das buscas da Amazon organicamente. E aqueles que não conseguem ficar no topo por mérito próprio, são promovidos com anúncios de search e display na plataforma. A imagem abaixo é um dos slides da apresentação que resume o que foi falado.

Estratégias Anúncios Amazon

 

Nada de muito inovador, certo? É a mesma e velha lógica que já estamos cansados de aplicar no Google, ué.

Tirando um detalhe. Não é do Google que estamos falando. É da Amazon. E isso muda tudo! Numa escala absolutamente transformadora. A Amazon não vai só mudar o varejo no Brasil. Ela vai mudar o mercado de publicidade programática também. Como inclusive já está fazendo nos Estados Unidos.

Abaixo alguns fatos do mercado de lá que invariavelmente, chegarão ao Brasil também.

1) A Amazon já é a DSP mais utilizada nos Estados Unidos:

Sim, a gigante já possui uma Demand Side Platform. Com ela, o anunciante pode programar a compra de anúncios não apenas nas propriedades da Amazon, mas também nos principais portais da Internet – assim como funcionam todas as outras DSPs. O seu grande diferencial é que nela estão disponíveis audiências de intenção de compra com os dados de navegação e buscas dentro da plataforma. Um dado com assertividade e escala indiscutível, rapidamente reconhecidos pelo mercado. Em pesquisa divulgada em Novembro 2019, 46% das agências e executivos entrevistados relataram utilizar a Amazon DSP como principal plataforma programática – o primeiro lugar na categoria. O Google com a DV360 (que já esteve na liderança), hoje ocupa o terceiro lugar com 33% de utilização.

2) A busca por produtos já começa na Amazon: 

Segundo pesquisa da eMarketer em Outubro de 2019, nos Estados Unidos 49% das buscas por produtos já começam na Amazon, contra 22% que começam pelo Google. E é por isso que a verba de Search por lá agora não tem apenas um dono! Profissionais e agências especializados em performance na Amazon, estão se tornando cada vez mais comuns no mercado norte-americano.

3) O duopólio (lentamente) se transformando em uma tríade: 

Facebook e Google são de longe os maiores concentradores da receita publicitária digital nos EUA. Porém, a Amazon cresceu seu share, se destacando do grupo “outros”. O mercado já se refere hoje a uma tríade, cuja previsão é que ao final de 2020 já passe a embolsar 7 em cada 10 dólares investidos em mídia online.

E quando os produtos de publicidade da Amazon chegam ao Brasil?

Infelizmente eu não tenho informações privilegiadas para dizer. Hoje, nenhum dos produtos de publicidade em larga escala da Amazon estão disponíveis por aqui. Mas já podemos começar a pensar como agências, trading desks e anunciantes irão adaptar produtos, serviços, estratégias e conhecimento para quando esse dia chegar. Eu não vejo a hora de estarmos discutindo estratégias utilizando dados da Amazon. E você?

Este post foi escrito por Inês Pimpão, Gerente de Operações da Puzzle Ads. Para receber primeiro e direto no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter

Voltar

Inscreva-se na nossa Newsletter

* Não se preocupe, também odiamos spam

Fale conosco

Entre em Contato

Entre em contato com a gente via telefone, email, ou se preferir clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem via formulário.

Formulário de contato
(48) 99140-8515 (48) 3364.9355
contato@puzzleads.com.br
Av. Mauro Ramos, 1970 - Sala 810 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-304
Ver no mapa
Contato via Whatsapp