Quer entender o que é a jornada de compras e saber como a mídia programática pode ajudar você a fidelizar clientes? Nesse post falaremos um pouco sobre as etapas que compreendem esse processo, as vantagens da programática e a importância de transformar o consumidor em um embaixador da sua marca.
Toda grande jornada começa com um primeiro passo – podemos aplicar essa máxima a diversas situações, inclusive na decisão de fazer uma compra. Antes de adquirir um produto, o cliente passa por algumas etapas até finalmente efetuar a compra. A chamada jornada de compras, ou jornada do cliente, visa justamente fazer um mapeamento detalhado dessas etapas, desde o contato inicial com a publicidade até as interações posteriores a consolidação da venda.
A primeira etapa desse processo é a de aprendizagem e descoberta. Ou seja, o cliente ainda não está ciente de que possui um problema ou uma necessidade e ele ainda está desenvolvendo o interesse pelo produto ou tema.
A princípio, as estratégias mais eficazes nesse momento são materiais mais abrangentes e recheados de informações, como por exemplo posts em blogs e em redes sociais, vídeos e infográficos. Além disso, é importante ter em mente que o foco principal na etapa inicial é menos a autopromoção, pois antes de oferecer uma solução você precisa mostrar o seu potencial.
O passo seguinte diz respeito à identificação do problema e as considerações de solução. O cliente já está convicto da sua necessidade e começa a buscar por resoluções. Assim, é preciso ser paciente e manter sua estratégia de marketing voltada para conteúdos didáticos, pois aqui o cliente ainda possui muitas dúvidas a serem esclarecidas.
É conveniente fazer um aprofundamento do material e fornecer esclarecimentos mais complexos e detalhados podem funcionar muito bem! Vale elencar formatos como blogs, e-books, tutoriais ou webinars.
Finalmente, no terceiro momento, o consumidor já está pronto para tomar a decisão de compra. Depois de ter estudado atentamente o material que você disponibilizou, ele percebeu o valor da sua marca. A tarefa agora é oferecer um detalhamento do seu produto ou serviço, conscientizar o cliente a respeito do diferencial que a sua marca oferece e fazê-lo entender que somente você oferece a melhor solução.
Para isso, utilize cases de sucesso e disponibilize depoimentos de clientes. Inserir reviews e histórias de consumidores satisfeitos na sua estratégia de marketing nesse momento pode dar ao cliente a validação que ele precisa acerca da eficiência do seu produto/serviço. Geralmente, a opinião de terceiros pode influenciar muito na decisão de compra dos consumidores.
Agora, você conquistou mais um cliente, mas não acaba por aqui!
Hora de colher os frutos do seu esforço! Afinal, a fidelização é a etapa final da jornada do cliente é a consequência de uma estratégia de marketing bem orientada. Então, caso sua marca tenha acompanhado o cliente durante toda a jornada, oferecendo à ele conteúdos direcionados e consultoria personalizada, as chances desse consumidor se tornar um embaixador da sua marca e promovê-la através de seus círculos sociais aumentam muito!
Dessa forma, fazer o consumidor se sentir assistido mesmo depois da efetivação da compra pode fazer com que ele repita o processo, gerando aumento das vendas através do engajamento de antigos clientes.
Para que isso aconteça, você não deve cessar o contato com o cliente. Além do mais, é importante mantê-lo a par das novidades e informá-lo sobre novos produtos/serviços, promoções da sua marca. Faça isso por meio do blog, e-mails e redes sociais.
A mídia programática pode desempenhar um papel fundamental na fidelização de clientes. Para você entender melhor como ela pode ajudar ao longo das etapas da jornada de compras, a Puzzle Ads utilizou os dados do GlobalWebIndex para descobrir quais são as preferências dos consumidores durante a jornada de compras. Reunimos uma amostra dos usuários de internet brasileiros com o perfil online shoppers e perguntamos como eles conhecem diferentes marcas e produtos:
Isso significa que entre os tipos de mídia mais importantes no processo de descoberta de produtos e marcas, a mídia programática é a mais citada, já que é através desta estratégia que criativos display e vídeo são veiculados em larga escala nos portais.
No gráfico ao lado podemos observar melhor a diferença entre a mídia paga (anúncios), mídia orgânica (divulgação espontânea) e a mídia própria (conteúdos veiculados nos canais da marca, como redes sociais, por exemplo). Vemos que 37% dos compradores online brasileiros descobrem novos produtos e marcas através de anúncios pagos. Desta forma, percebemos a importância dos investimentos em mídia para prospectar novos potenciais consumidores na primeira fase da jornada de compra – e não contar apenas com mídia própria e orgânica.
Mas a mídia programática não ajuda apenas na fase de awareness. Com as estratégias de sequenciamento, os anunciantes conseguem continuar conversando com os consumidores. Por exemplo: sua marca pode trabalhar a fase de awareness com um vídeo. E depois reimpactar todos os que assistiram o conteúdo até o final, com um banner display incentivando a etapa de consideração. Essa continuidade permite uma conversa fluida, em que a mensagem dos criativos acompanha a jornada de compra dos usuários até a compra.
Além disso, a mídia programática pode oferecer métricas para você monitorar os resultados do seu investimento em publicidade. Ela oferece vantagens nos quesitos alcance e controle. Assim, você pode não só atingir o público qualificado, mas também aperfeiçoar a sua estratégia com base em resultados!
Além dessas informações, a pesquisa também mostrou quais são os recursos que mais aumentam as chances do cliente comprar um produto em um e-commerce:
Também identificamos que entre o público de online shoppers, existe a probabilidade:
Para concluir, quando perguntados sobre quais são os fatores que levam a audiência a promover sua marca ou produto predileto, as principais respostas foram:
Os dados foram disponibilizados pela plataforma GlobalWebIndex, o intervalo de tempo observado foi de Abril a Junho de 2020 e a pesquisa contou com 1231 respostas.
Este post foi escrito por Jaqueline Capraro, Assistente de Planejamento Digital da Puzzle Ads. Para receber primeiro e direto no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter.
Voltar