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A Jornada de compras: mídia programática e fidelização

19 out, 2020

 

Jornada de Compra e Mídia Programática

 

Quer entender o que é a jornada de compras e saber como a mídia programática pode ajudar você a fidelizar clientes? Nesse post falaremos um pouco sobre as etapas que compreendem esse processo, as vantagens da programática e a importância de transformar o consumidor em um embaixador da sua marca. 

O que a jornada de compras?

Toda grande jornada começa com um primeiro passo – podemos aplicar essa máxima a diversas situações, inclusive na decisão de fazer uma compra. Antes de adquirir um produto, o cliente passa por algumas etapas até finalmente efetuar a compra. A chamada jornada de compras, ou jornada do cliente, visa justamente fazer um mapeamento detalhado dessas etapas, desde o contato inicial com a publicidade até as interações posteriores a consolidação da venda. 

Esse processo possibilita identificar possíveis falhas que podem estar sendo cometidas, impedindo que aquele cliente alcance um patamar de fidelidade.

O passo-a-passo 

1° – Aprendizagem e descoberta 

A primeira etapa desse processo é a de aprendizagem e descoberta. Ou seja, o cliente ainda não está ciente de que possui um problema ou uma necessidade e ele ainda está desenvolvendo o interesse pelo produto ou tema. 

A princípio, as estratégias mais eficazes nesse momento são materiais mais abrangentes e recheados de  informações, como por exemplo posts em blogs e em redes sociais, vídeos e infográficos. Além disso, é importante ter em mente que o foco principal na etapa inicial é menos a autopromoção, pois antes de oferecer uma solução você precisa mostrar o seu potencial.

2° –  Identificação do problema e as considerações de solução

O passo seguinte diz respeito à identificação do problema e as considerações de solução. O cliente já está convicto da sua necessidade e começa a buscar por resoluções. Assim, é preciso ser paciente e manter sua estratégia de marketing voltada para conteúdos didáticos, pois aqui o cliente ainda possui muitas dúvidas a serem esclarecidas. 

É conveniente fazer um aprofundamento do material e fornecer esclarecimentos mais complexos e detalhados podem funcionar muito bem! Vale elencar formatos como blogs, e-books, tutoriais ou webinars

3° – Decisão de compra 

Finalmente, no terceiro momento, o consumidor já está pronto para tomar a decisão de compra. Depois de ter estudado atentamente o material que você disponibilizou, ele percebeu o valor da sua marca. A tarefa agora é oferecer um detalhamento do seu produto ou serviço, conscientizar o cliente a respeito do diferencial que a sua marca oferece e fazê-lo entender que somente você oferece a melhor solução. 

Para isso, utilize cases de sucesso e disponibilize depoimentos de clientes. Inserir reviews e histórias de consumidores satisfeitos na sua estratégia de marketing nesse momento pode dar ao cliente a validação que ele precisa acerca da eficiência do seu produto/serviço. Geralmente, a opinião de terceiros pode influenciar muito na decisão de compra dos consumidores. 

Agora, você conquistou mais um cliente, mas não acaba por aqui! 

4° – Fim da jornada de compras e fidelização 

Hora de colher os frutos do seu esforço! Afinal, a fidelização é a etapa final da jornada do cliente é a consequência de uma estratégia de marketing bem orientada. Então, caso sua marca tenha acompanhado o cliente durante toda a jornada, oferecendo à ele conteúdos direcionados e consultoria personalizada, as chances desse consumidor se tornar um embaixador da sua marca e promovê-la através de seus círculos sociais aumentam muito! 

Dessa forma, fazer o consumidor se sentir assistido mesmo depois da efetivação da compra pode fazer com que ele  repita o processo, gerando aumento das vendas através do engajamento de antigos clientes

Para que isso aconteça, você não deve cessar o contato com o cliente. Além do mais, é importante mantê-lo a par das novidades e informá-lo sobre novos produtos/serviços, promoções da sua marca. Faça isso por meio do blog, e-mails e redes sociais. 

 A função da programática na jornada de compras

A mídia programática pode desempenhar um papel fundamental na fidelização de clientes. Para você entender melhor como ela pode ajudar ao longo das etapas da jornada de compras, a Puzzle Ads utilizou os dados do GlobalWebIndex para descobrir quais são as preferências dos consumidores durante a jornada de compras. Reunimos uma amostra dos usuários de internet brasileiros com o perfil online shoppers e perguntamos como eles conhecem diferentes marcas e produtos:

Ilustrar brand discovery

Isso significa que entre os tipos de mídia mais importantes no processo de descoberta de produtos e marcas, a mídia programática é a mais citada, já que é através desta estratégia que criativos display e vídeo são veiculados em larga escala nos portais. 

No gráfico ao lado podemos observar melhor a diferença entre a mídia paga (anúncios), mídia orgânica (divulgação espontânea) e a mídia própria (conteúdos veiculados nos canais da marca, como redes sociais, por exemplo). Vemos que 37% dos compradores online brasileiros descobrem novos produtos e marcas através de anúncios pagos. Desta forma, percebemos a importância dos investimentos em mídia para prospectar novos potenciais consumidores na primeira fase da jornada de compra – e não contar apenas com mídia própria e orgânica.

Mas a mídia programática não ajuda apenas na fase de awareness. Com as estratégias de sequenciamento, os anunciantes conseguem continuar conversando com os consumidores. Por exemplo: sua marca pode trabalhar a fase de awareness com um vídeo. E depois reimpactar todos os que assistiram o conteúdo até o final, com um banner display incentivando a etapa de consideração. Essa continuidade permite uma conversa fluida, em que a mensagem dos criativos acompanha a jornada de compra dos usuários até a compra.

Além disso, a mídia programática pode oferecer métricas para você monitorar os resultados do seu investimento em publicidade. Ela oferece vantagens nos quesitos alcance e controle. Assim, você pode não só atingir o público qualificado, mas também aperfeiçoar a sua estratégia com base em resultados!

Outros fatores a serem considerados em sua estratégia para fidelizar clientes

Além dessas informações, a pesquisa também mostrou quais são os recursos que mais aumentam as chances do cliente comprar um produto em um e-commerce:

  •  Frete grátis – citado por 79% da audiência
  •  Cupons promocionais e descontos – citado por 63% da audiência

Também identificamos que entre o público de online shoppers, existe a probabilidade:

  • 21% maior do consumidor comprar na presença de um botão “comprar” em um anúncio nas redes sociais
  • 17% maior do consumidor comprar quando lhes são oferecidos serviços exclusivos

Para concluir, quando perguntados sobre quais são os fatores que levam a audiência a promover sua marca ou produto predileto, as principais respostas foram:

  • Um atendimento excelente – 51% 
  • Recompensas ou brindes – 60%
  • Produtos de qualidade  – 72%

Agora  que você já sabe o que é a jornada de compras e quais são as melhores estratégias para você fidelizar os clientes – e como a mídia programática pode te ajudar nisso – que tal receber um plano de mídia personalizado? Entre em contato com a Puzzle Ads!

Os dados foram disponibilizados pela plataforma GlobalWebIndex, o intervalo de tempo observado foi de Abril a Junho de 2020 e a pesquisa contou com 1231 respostas.

Este post foi escrito por Jaqueline Capraro, Assistente de Planejamento Digital da Puzzle Ads. Para receber primeiro e direto no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter

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