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A Black Friday pós pandemia: o que esperar da data em 2021?

03 nov, 2021

Black Friday

É quase novembro e os preparativos para a Black Friday 2021 já começaram. Este ano, a data promete ser ainda mais lucrativa, tendo em vista o cenário de vacinação e otimismo quanto ao final definitivo da pandemia de coronavírus. Se a Black Friday do ano passado foi marcada pelo fortalecimento do e-commerce, ao que tudo indica, as compras online devem representar novamente boa parte das vendas na data deste ano. Mas o que você deve fazer para se destacar durante essa época de preços competitivos e alta concorrência? 

Aposte nos vídeos 

A maior tendência dos últimos anos tem sido a publicidade em vídeo. Segundo a IAB, só no ano passado, anúncios em vídeo movimentaram cerca de R$ 8,6 bilhões no Brasil. O aumento do consumo de conteúdos digitais durante a pandemia de coronavírus foi uma das razões responsáveis por esse crescimento expressivo. A pesquisa também mostrou que 80% da verba publicitária investida em redes sociais foi direcionada para anúncios em vídeo. 

O formato de vídeo tornou-se muito popular graças ao perfil de público que se habituou à dinâmica dos streamings – assistir tudo o que quiser, quando quiser, de qualquer dispositivo. Além disso, a publicidade em vídeo fornece mais possibilidades criativas, através dela é muito mais fácil transmitir uma mensagem. Quando bem empregado, o vídeo pode fortalecer o reconhecimento de marca, pois um bom vídeo geralmente tem grande capacidade de ficar na memória do público. 

Nesta Black Friday, invista nos anúncios em vídeo multicanal. Muitos ainda associam vídeos com o YouTube, mas esse tipo de publicidade pode ser veiculada em sites, redes sociais, aplicativos e até mesmo TVs conectadas. A mídia programática, por exemplo, permite essa abordagem multicanal para as campanhas de vídeo. 

Fortaleça seu branding 

Durante o período que antecede a Black Friday, fortaleça as suas estratégias de branding e awareness. Neste período, é muito importante potencializar esses dois aspectos, para que as chances de conversão no período sejam bem grandes. Além disso, é essencial transmitir uma mensagem consistente da sua marca para o público, aqui vale referenciar o primeiro tópico – campanhas vídeos multicanal podem ser uma excelente estratégia para fortalecer o branding e awareness

É importante ter em mente também que antes de vender o seu produto, você deve conhecer o seu target. Para otimizar os investimentos em mídia e publicidade durante a Black Friday, vale conduzir pesquisas sobre o perfil do seu público, hábitos de consumo e navegação, aspectos demográficos, entre outras características. Assim, você pode direcionar a publicidade de maneira mais assertiva para aquela parcela de seu público cuja probabilidade de conversão é maior. 

Monitorar a jornada de compra também ajudará você a entender melhor o comportamento do consumidor com o seu produto. Procure saber mais sobre atribuição de marketing multitoque e suas vantagens, através dela você pode ter uma visão completa dos pontos de contato que influenciam a compra e então, personalizar e otimizar as suas estratégias.

Atente-se às novidades 

O ambiente digital, assim como a publicidade, está em constante evolução. Por isso, é indispensável que você permaneça se atualizando nas suas estratégias e procure sempre se informar sobre novos canais e abordagens que possam beneficiar a sua marca. 

A digitalização acelerada desde o início da pandemia de Covid-19 revolucionou o comportamento de compra dos brasileiros, a forma de se interagir com as lojas mudou bastante e a praticidade na hora de comprar é muito valorizada. Estima-se que em 2020, mais de 13 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra pela internet no Brasil. Além disso, só no primeiro semestre de 2021, o país atingiu um número histórico de vendas por e-commerce.

Sendo assim, as vendas online nunca estiveram tão fortes e, com isso, nunca houve tanta oportunidade para os varejistas se destacarem no mercado. Afinal, não falamos só de produtos, mas também se consome cada vez mais entretenimento pelos canais digitais. Como já mencionamos, o consumo de vídeos online cresceu 84% nos últimos três anos e apps de vídeos se tornaram muito populares, como é o caso do TikTok, que já ultrapassou o Facebook e se tornou o app mais baixado do mundo. 

O TikTok tem se mostrado uma plataforma com um enorme potencial para a descoberta espontânea de marcas e produtos. A positividade do conteúdo, frequentemente bem humorado, a expectativa de descobrir pessoas, tendências e novas histórias acaba fazendo com que a publicidade pareça mais orgânicas também. 

 

Nesta Black Friday, explore novos canais e todos os recursos que eles oferecem para maximizar o seu investimento em publicidade no mês de novembro. Se você ainda não sabe qual é a melhor estratégia para o seu negócio, entre em contato com a Puzzle Ads. 

 

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